O Fulbright Inter-Country Travel Grant Program permite às instituições de ensino superior portuguesas receber professores americanos que se encontrem na Europa com uma Bolsa Fulbright para lecionar (seminários, conferências, workshops), ou colaborar noutros projetos, durante períodos de curta duração (até um máximo de 5 dias).

 

Disciplinas

Todas as áreas de estudo são elegíveis.

As instituições de ensino superior portuguesas interessadas em participar neste programa deverão consultar a lista de bolseiros Fulbright que estão na Europa durante o corrente ano letivo, que se encontra disponível para download.

 

Comparticipação Financeira

Os encargos da deslocação e estadia do Fulbright U.S. Scholar serão partilhados pela Comissão Fulbright e pela instituição portuguesa.

Comissão Fulbright: despesas de viagem entre o país da Europa onde o bolseiro se encontra e Portugal.

Instituição de Acolhimento em Portugal: despesas de alojamento, alimentação, transporte desde (e para) o aeroporto e todas as deslocações dentro do território nacional.

A comparticipação da instituição de acolhimento pode ser feita através da contratação dos serviços ou paga diretamente ao Bolseiro Fulbright. Nenhum encargo deve ser imputado ao bolseiro.

 

Seleção

É feita uma pré-seleção pela Comissão Fulbright, após a qual o pedido é encaminhado para a Comissão Fulbright do país Europeu de acolhimento, para aprovação, e para o bolseiro.

A decisão final sobre a aceitação do pedido dependerá do bolseiro Fulbright.

Cada instituição pode receber apenas um Fulbright U.S. Scholar, por área de estudo, em cada ano académico.

 

Candidaturas

Formulário de candidatura: As instituições devem preencher (em Inglês) o formulário de candidatura, que se encontra disponível para download e enviar (em formato PDF), por email, para darenga@fulbright.pt.

Prazo de candidatura: As candidaturas devem ser submetidas com pelo menos 1 mês de antecedência em relação à data prevista da visita.

 

Todos os pedidos de informação sobre oportunidades para instituições Portuguesas ao abrigo do Programa Fulbright, devem ser enviados por email para Dora Reis Arenga (darenga@fulbright.pt).

 

 

Partilhar: