O Programa Fulbright Specialists (FSP) permite o desenvolvimento de projetos de curta duração no âmbito do ensino, consultoria e investigação, efectuados por especialistas (professores, investigadores e profissionais) norte-americanos em instituições portuguesas (instituições de ensino, governamentais, não-governamentais, culturais, médicas e centros de investigação).

 

O concurso encontra-se aberto.

 

Disciplinas

A informação sobre as disciplinas elegíveis para este programa pode ser consultada na lista que se encontra disponível para download, bem como no website do Programa Fulbright Specialists, em https://fulbrightspecialist.worldlearning.org/eligibility-specialists/

Todas as disciplinas são elegíveis. No entanto, a Comissão Fulbright definiu como áreas prioritárias para o Programa Specialists:

  • Alterações Climáticas e Sustentabilidade;
  • Diversidade e Inclusão;
  • Cibersegurança;
  • Ciência de Dados e Inteligência Artificial;
  • Oceanos e Espaço;
  • Energia;
  • Cooperação com África.

Cada projeto Fulbright Specialists é restrito a um país. A candidatura deve dizer respeito a um projeto a desenvolver somente em Portugal, sem envolver deslocações do Specialist a outros países durante o período da bolsa.

 

Atividades

As atividades possíveis no âmbito dos projetos incluem:

  • Apresentação de palestras ao nível pré e pós-graduado;
  • Participação ou condução de seminários ou workshops;
  • Colaboração em projetos de investigação;
  • Participação em actividades curriculares especiais e conferências;
  • Consultoria no âmbito de projetos de desenvolvimento curricular
  • Formação do corpo docente e de desenvolvimento dos curricula académicos ou de material de estudo.

Cada projeto Fulbright Specialists é restrito a um país. A candidatura deve dizer respeito a um projeto a desenvolver somente em Portugal, sem envolver deslocações do Specialist a outros países durante o período da bolsa.

 

Duração

As bolsas a atribuir no âmbito deste programa permitem períodos de permanência únicos, entre 14 e 42 dias, incluindo os dias de viagem, feriados e fins de semana.

Estão igualmente previstas bolsas que incluem várias deslocações do Specialist – Serial Grant (Multi-Visit Project):

As regras a aplicar são as seguintes: uma Serial Grant poderá consistir em até 3 visitas, não podendo o total das visitas exceder os 42 dias de permanência. Cada visita tem um mínimo de 14 dias de duração. As 3 visitas terão que ter lugar no período de 1 ano (não poderão decorrer mais de 12 meses entre o início da primeira visita e o final da última). A instituição de acolhimento suportará o custo das viagens internacionais relativas à segunda e à terceira visitas.

 

Processo de Seleção

Existem várias etapas até que um projeto possa ser considerado seleccionado para o programa Fulbright Specialists:

Etapa 1:  A instituição de acolhimento em Portugal submete a sua candidatura a receber um Specialist no portal do Programa Fulbright Specialists. É, então, atribuído um nº de identificação ao projeto. A instituição deve, após a submissão, notificar por email (darenga@fulbright.pt) a Comissão Fulbright Portugal , para que possa ser feita a primeira revisão do projeto. O projeto ficará pendente da aprovação da Comissão Fulbright em Portugal (status: Pending Post/FC Review).

Etapa 2: Após aprovação pela Comissão Fulbright, o projeto segue para revisão pela divisão regional do Departamento de Estado que é responsável pela área geográfica na qual se inclui Portugal, o Bureau of Educational and Cultural Affairs (ECA) Regional Branch (status: Pending ECA Regional Branch Review).

Etapa 3: Após aprovação pelo Regional Branch da ECA, o projeto passa para a revisão final por parte do Departamento de Estado, através do Bureau for Educational & Cultural Affairs (ECA). (status: Pending Final ECA Approval).

Se a ECA aprovar o projeto, a World Learning, que administra o programa nos EUA, envia o projeto para o J. William Fulbright Foreign Scholarship Board (FFSB). Um projeto só pode ser considerado seleccionado após a aprovação final do FFSB.

A instituição de acolhimento é informada da seleção pela Comissão Fulbright Portugal.

 

Escolha do Fulbright Specialist

A ECA e o FFSB são as entidades responsáveis pela seleção dos Fulbright Specialists norte-americanos – professores, investigadores ou profissionais altamente qualificados – que devem estar registados na base de dados do programa, o Fulbright Specialists Roster, com base nos requisitos da instituição.

São possíveis as seguintes situações:

Named Specialist Request (Specialist on the Roster): A instituição pretende receber um Specialist que já está registado no Roster: a instituição deve indicá-lo na candidatura;

Named Specialist Request (Specialist not on the Roster): A instituição pretende receber um Specialist que não faz parte do Roster.

O Specialist pode encontrar mais informação sobre como submeter a sua candidatura ao Roster, no website da Comissão Fulbright, em http://www.fulbright.pt/bolsas/fulbright-specialists-program/.

A informação sobre as condições de eligibilidade, bem como o link para as candidaturas ao Roster podem ser encontrados no website da World Learning, em https://fulbrightspecialist.worldlearning.org/application-specialists/.

Após a aprovação final pelo FFSB, o Specialist é incluído no Specialists Roster, a base de dados do Programa.

Open Request: A instituição não indica um Specialist. Com base nos requisitos do projeto (área de estudos, currículo ou percurso profissional do candidato, língua do projeto, etc), a Comissão Fulbright Portugal em conjunto com a World Learning farão a pesquisa no Roster, sujeita a aprovação da instituição.

 

Comparticipação Financeira

Os encargos da deslocação e estadia do Fulbright Specialist serão partilhados pelo Programa Fulbright e pela instituição portuguesa.

Programa Fulbright: Viagem internacional e honorários do Specialist durante a sua estadia.

Instituição de Acolhimento em Portugal: despesas de alojamento, alimentação, transporte desde (e para) o aeroporto e todas as deslocações dentro do território nacional.

A comparticipação da instituição de acolhimento pode ser feita através da contratação dos serviços ou paga directamente ao Specialist. Nenhum encargo deve ser imputado ao bolseiro.

 

Candidatura

Formulário de candidatura: As instituições de acolhimento devem fazer o seu registo prévio seguindo o link para o formulário de candidatura na plataforma do programa, administrada pela World Learning: https://worldlearning-community.force.com/FSPHost/WL_SiteLogin?startURL=%2FFSPHost (register as: “New User”).

As instruções de candidatura encontram-se disponíveis para download.

NOTA: Cada Instituição poderá submeter um projeto por ano fiscal (outubro-setembro); projetos adicionais não são considerados prioritários. Sendo o nº de vagas limitado, a submissão de um projeto não é garantia da sua aprovação, quer por parte da Comissão Fulbright, quer da ECA.

Modelo de formulário de candidatura: Encontra-se disponível para download um modelo de formulário de candidatura, com as questões que fazem parte do formulário online que as instituições preenchem na Plataforma Fulbright Specialists.

Prazo de candidatura: As instituições interessadas em submeter um projeto devem fazê-lo até 30 de abril de 2021, para projetos a iniciar a partir de 1 de setembro de 2021.

 

Todos os pedidos de informação sobre oportunidades para instituições Portuguesas ao abrigo do Programa Fulbright, devem ser enviados por email para Dora Reis Arenga (darenga@fulbright.pt).

Partilhar: