O Programa Fulbright Specialists (FSP) permite o desenvolvimento de projectos de curta duração no âmbito do ensino, consultoria e investigação, efectuados por especialistas (professores, investigadores e profissionais) norte-americanos em instituições portuguesas (instituições de ensino superior, governamentais, não-governamentais, culturais, médicas e centros de investigação).

 

O concurso encontra-se aberto.

 

Disciplinas

A informação sobre as disciplinas elegíveis para este programa pode ser consultada na lista de Áreas de Estudo que se encontra disponível para download, bem como no website do Programa Fulbright Specialists, em https://fulbrightspecialist.worldlearning.org/eligibility-specialists/

Cada projecto Fulbright Specialists é restrito a um país. A candidatura deve dizer respeito a um projecto a desenvolver somente em Portugal, sem envolver deslocações do Specialist a outros países durante o período da bolsa.

Actividades

Algumas actividades possíveis no âmbito dos projectos são:
Apresentação de palestras ao nível pré e pós-graduado;
Participação ou condução de seminários ou workshops;
Colaboração em projectos de investigação;
Participação em actividades curriculares especiais e conferências;
Consultoria no âmbito de projectos de desenvolvimento curricular e formação do corpo docente e de desenvolvimento dos curricula académicos ou de material de estudo.

Cada projecto Fulbright Specialists é restrito a um país. A candidatura deve dizer respeito a um projecto a desenvolver somente em Portugal, sem envolver deslocações do Specialist a outros países durante o período da bolsa.

 

Duração

As bolsas a atribuir no âmbito deste programa permitem períodos de permanência únicos, entre 14 e 42 dias, incluindo os dias de viagem, feriados e fins de semana.

Estão igualmente previstas bolsas que incluem várias deslocações – Serial Grants.

As regras a aplicar são as seguintes: uma Serial Grant poderá consistir em até 3 visitas, não podendo o total das visitas exceder os 42 dias de permanência. Cada visita tem um mínimo de 14 dias de duração. As 3 visitas terão que ter lugar no período de 1 ano (não poderão decorrer mais de 12 meses entre o início da primeira visita e o final da última).

A instituição de acolhimento suportará o custo das viagens internacionais relativas à segunda e à terceira visitas.

 

Processo de Seleção

Existem várias etapas até que um projecto possa ser considerado seleccionado para o programa Fulbright Specialists:

Etapa 1:  A instituição de acolhimento em Portugal submete a sua candidatura a receber um Specialist no portal do Programa Fulbright Specialists. É, então, atribuído um nº de identificação ao projecto. A instituição deve, após a submissão, informar a Comissão Fulbright Portugal, para que possa ser feita a primeira revisão do projecto. O projecto ficará pendente da aprovação da Comissão Fulbright em Portugal (status: Pending Post/FC Review)

Etapa 2: Após aprovação pela Comissão Fulbright, o projeto segue para revisão pela divisão regional do Departamento de Estado que é responsável pela área geográfica na qual se inclui Portugal, o Bureau of Educational and Cultural Affairs (ECA) Regional Branch (status: Pending ECA Regional Branch Review).

Etapa 3: Após aprovação pelo Regional Branch da ECA, o projecto passa para a revisão final por parte do Departamento de Estado, através do Bureau for Educational & Cultural Affairs (ECA). (status: Pending Final ECA Approval).

Se a ECA aprovar o projecto, a World Learning, que administra o programa nos EUA, envia o projecto para o J. William Fulbright Foreign Scholarship Board (FFSB). Um projecto só pode ser considerado seleccionado após a aprovação final do FFSB. A instituição de acolhimento é informada da seleção por parte da Comissão Fulbright Portugal.

 

Escolha do Fulbright Specialist

A ECA e o FFSB são as entidades responsáveis pela seleção dos Fulbright Specialists norte-americanos – professores, investigadores ou profissionais altamente qualificados – que devem estar registados na base de dados do programa, o Fulbright Specialists Roster, com base nos requisitos da instituição.

São possíveis as seguintes situações:

Named Specialist Request (Specialist on the Roster): A instituição pretende receber um Specialist que já está registado no Roster: a instituição deve indicá-lo na candidatura;

Named Specialist Request (Specialist not on the Roster): A instituição pretende receber um Specialist que não faz parte do Roster.

O Specialist pode encontrar mais informação sobre como submeter a sua candidatura ao Roster, no website da Comissão Fulbright, em http://www.fulbright.pt/bolsas/fulbright-specialists-program/.

A informação sobre as condições de eligibilidade, bem como o link para as candidaturas ao Roster podem ser encontrados no website da World Learning, em https://fulbrightspecialist.worldlearning.org/application-specialists/.

Após a aprovação final pelo FFSB, o Specialist é incluído no Specialists Roster na base de dados.

Open Request: A instituição não indica um Specialist. Com base nos requisitos do projecto (área de estudos, currículo ou percurso profissional do candidato, língua do projecto, etc), a Comissão Fulbright Portugal em conjunto com a World Learning farão a pesquisa no Roster, sujeita a aprovação da instituição.

 

Comparticipação Financeira

Os encargos da deslocação e estadia do Fulbright Specialist serão partilhados pelo Programa Fulbright e pela instituição portuguesa.

Programa Fulbright: Viagem internacional e honorários do Specialist durante a sua estadia.

Instituição de Acolhimento em Portugal: despesas de alojamento, alimentação, transporte desde (e para) o aeroporto e todas as deslocações dentro do território nacional.

A comparticipação da instituição de acolhimento pode ser feita através da contratação dos serviços ou directamente ao Specialist. Nenhum encargo deve ser imputado ao bolseiro.

 

Candidatura

Formulário de candidatura: As instituições de acolhimento devem fazer o seu registo prévio seguindo o link para o formulário de candidatura na plataforma do programa, administrada pela World Learning: https://worldlearning-community.force.com/FSPHost/WL_SiteLogin?startURL=%2FFSPHost (register as: “New User”).

As instruções de candidatura encontram-se disponíveis para download.

Formulário de confirmação de comparticipação financeira: Após submissão online da candidatura, a pessoa responsável pelo projecto deve enviar o formulário de confirmação de comparticipação financeira, devidamente preenchido e assinado, para darenga@fulbright.pt, com a indicação do projecto e instituição de acolhimento.

Modelo de formulário de candidatura: Encontra-se disponível para download um modelo de formulário de candidatura, com as questões que fazem parte do formulário online que as instituições preenchem na Plataforma Fulbright Specialists.

Prazo de candidatura: Os projectos devem ser submetidos com pelo menos 4 meses de antecedência em relação à data prevista do seu início.

 

Todos os pedidos de informação sobre oportunidades para instituições Portuguesas ao abrigo do Programa Fulbright, devem ser enviados por email para Dora Reis Arenga (darenga@fulbright.pt).

Partilhar: