O concurso à Bolsa Fulbright para Investigação decorreu entre os meses de janeiro e fevereiro de 2021, para o ano académico de 2021/2022.

Comité de Seleção, composto por membros do Conselho Diretivo da Comissão, nomeou para esta edição do concurso três candidatos(as), de três áreas científicas:

Congratulamos os(as) três novos(as) bolseiros(as) Fulbright, que vão iniciar os seus programas de investigação nos Estados Unidos já a partir de janeiro de 2022.

A Comissão Fulbright regozija-se com estes resultados para a sua Bolsa de Investigação, que tem como principal objetivo apoiar a realização de projetos de investigação em universidades ou centros de investigação nos Estados Unidos da América, com uma duração de 4 a 9 meses.

O concurso terá nova edição para o ano académico de 2022/2023 e os requisitos necessários à candidatura são os seguintes:

  • Ter nacionalidade portuguesa.
  • Não ter beneficiado anteriormente de uma bolsa do Programa Fulbright.
  • Não ter residido nos EUA durante um período igual ou superior a 5 anos, nos 6 anos anteriores à data do concurso.
  • Não ter dupla nacionalidade, portuguesa e norte-americana.
  • Não possuir autorização de residência (green card) nos EUA.
  • Não possuir visto para os EUA válido entre a altura do concurso à bolsa e o início do período de estadia nos EUA.
  • Ser licenciado(a).

Os(as) candidatos(as) que reúnam estas condições, têm ainda de apresentar uma affiliation letter, isto é, uma carta  de aceitação por parte da instituição norte-americana de acolhimento, três cartas de recomendação e o diploma ou certificado de notas dos graus académicos concluídos.

Desejamos aos Fulbrighters um excelente trabalho! Mais uma vez, Parabéns!

Inês Trindade studies how bacteria acquire iron, focusing on the use of siderophores in oxic-anoxic transition environments. These molecules are necessary components for biofilm development and for establishing mutually beneficial microbial communities. As a Visiting Student Researcher at Dr. Dianne K. Newman’s laboratory in Caltech, Inês will learn methods for quantitative visualization of gene expression in response to different oxygen and iron stimuli within bacterial biofilms. This work has the potential to bring out scientific innovations for the treatment of recalcitrant bacterial infections.

José Caetano will study the creation and dissemination of scientific knowledge, that enabled the foundation of novel legislation and policies, regarding food and drug safety. His project aims to study how scientific knowledge moves through scientists, the public and policymakers, generating a new outline of science-based legislation. At the University of California-Irvine, the student will be able to build novel epistemic models to predict future science-based regulation outcomes, using data from History of Science episodes, investigating how policy decisions on scientific subjects can affect scientists’ behaviour, policymakers and the public, producing society-wide macro level outcomes.

Vasco Mendes is focusing his research on the atmospheric re-entry of space vehicles and the design of their thermal protection systems, dealing with aerothermodynamics and hypersonic flows. During his stay at the NASA Ames Research Center, Vasco will work in the development of a numerical tool to compute the radiative heat flux that impinges on the surface of space vehicles during re-entry, based on machine learning techniques and, in particular, using artificial neural networks.

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