De acordo com a edição de 2024 do Open Doors Report on International Educational Exchange, relatório anual publicado pelo Institute of International Education (IIE) e o Bureau of Educational and Cultural Affairs o número total de estudantes internacionais que frequentaram instituições de ensino superior americanas no ano académico 2023/2024 sofreu um crescimento de 7% em relação ao ano académico anterior, tendo os EUA acolhido um total de 1,126,690 estudantes internacionais.

Este crescimento demonstra que os EUA continuam a ser um dos destinos preferidos dos estudantes internacionais, e o número total de estudantes internacionais nos EUA no ano académico de 2023/2024 atingiu um número recorde.

O número total de estudantes internacionais nos EUA no ano académico 2023/2024 representa 5,9% do total de estudantes no ensino superior nos EUA.

Do total de 1,126,690 estudantes internacionais 56% encontram-se a estudar em áreas de estudo relacionadas com STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics), sendo a Matemática e Computer Science as principais áreas de estudo dos estudantes internacionais em 2023/24.

Segundo o mesmo relatório, foi 1111 o número total de estudantes portugueses inscritos em instituições de ensino superior norte-americanas no ano académico 2023/2024, o que representa um crescimento de 6,3% em relação ao ano académico anterior.

Os dados relativamente aos estudantes norte-americanos que escolheram estudar no estrangeiro no ano letivo 2022/2023 revelam um impressionante crescimento de 49% em relação ao ano académico anterior. O número total de estudantes norte-americanos que escolheram estudar no estrangeiro foi de  280,716.

A Europa foi o destino de eleição para estudar no estrangeiro, com 64,4% dos estudantes norte-americanos a estudarem nesta região.

No ano académico 2022/2023 Portugal recebeu 1605 estudantes norte-americanos, um crescimento de 58,3% face ao ano anterior.

A Comissão Fulbright tem trabalhado, em conjunto com a Embaixada dos EUA em Portugal, a EducationUSA e as instituições de ensino superior portuguesas e norte-americanas no sentido de aumentar o intercâmbio educacional entre Portugal e os EUA, através da oferta de bolsas de estudo e da organização e participação em eventos relacionados com o recrutamento de estudantes portugueses e norte-americanos. Alguns exemplos destes eventos são as Feiras EducationUSA de universidades norte-americanas realizadas anualmente, a participação na NAFSA – Annual Conference & Expo e a organização de outros eventos através da US-PT Campus, iniciativa criada em parceria com a Agência Nacional Erasmus+ e a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).

Open Doors Report 2024:

https://opendoorsdata.org/

Partilhar: