Hoje, dia 14 de novembro de 2022, representantes do Bureau of Educational and Cultural Affairs do Departamento de Estado Norte-Americano e do Institute of International Education divulgaram as estatísticas sobre estudantes internacionais do Relatório Open Doors 2022 sobre Intercâmbio Educacional Internacional.

De acordo com a edição de 2022 do Open Doors Report on International Educational Exchange, relatório anual publicado pelo Institute of International Education (IIE) e o Bureau of Educational and Cultural Affairs o número total de estudantes internacionais que frequentaram instituições de ensino superior americanas no ano letivo 2021/2022 sofreu um crescimento de 4% em relação ao ano académico anterior, tendo os EUA acolhendo um total de 948,519 estudantes internacionais provenientes de mais de 200 países.

Este número representa 4,7% do total de estudantes inscritos em instituições de ensino superior norte-americanas.

As disciplinas STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics) continuam a ser as mais procuradas por estes estudantes, tendo Mathematics and Computer Science ultrapassado pela primeira vez Engineering como a área de estudos mais procurada.

Segundo o mesmo relatório, foi 1030 o número total de estudantes portugueses inscritos em instituições de ensino superior norte-americanas no ano académico 2021-2022, o que representa um crescimento de 30% em relação ao ano académico anterior.

Os dados relativamente aos estudantes norte-americanos que escolheram estudar no estrangeiro no ano letivo 2020/2021 revelam um decréscimo de 91% em relação ao ano académico anterior. O número total de estudantes norte-americanos que escolheram estudar no estrangeiro foi de 14,549. Este decréscimo pode ser justificado através da interrupção das instituições de ensino superior norte-americanas da maioria dos programas de Study Abroad como medida de proteção para os seus alunos, professores e staff e comunidades no geral face à pandemia de COVID19 cujo impacto foi muito forte no ano em análise.

A Comissão Fulbright tem trabalhado, em conjunto com a Embaixada dos EUA em Portugal, a EducationUSA e as instituições de ensino superior portuguesas e norte-americanas no sentido de aumentar o intercâmbio educacional entre Portugal e os EUA, através da oferta de bolsas de estudo e da organização e participação em eventos relacionados com o recrutamento de estudantes portugueses e norte-americanos. Alguns exemplos destes eventos são as Feiras EducationUSA de universidades norte-americanas realizadas anualmente, a participação na NAFSA – Annual Conference & Expo e a organização de outros eventos através da US-PT Campus, iniciativa criada em parceria com a Agência Nacional Erasmus+ e a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).

Lisboa, 14 de novembro de 2022

 

Open Doors Report 2022:

https://opendoorsdata.org/annual-release/

Partilhar: