Procura leitura para o seu fim de semana?

Siga os links e fique a saber o que os(as) Fulbrighters escreveram ou disseram ao longo dos últimos dias:

Martim Sousa Tavares, mestre em Music in Conducting pela Bienen School of Music, Northwestern University, IL, EUA, Maestro e Comunicador, escreveu sobre a Cultura e de como ela é “segura”, sobretudo, de como a falta dela é “perigosa”: «Num cenário de suspensão da cultura, estanca-se uma fonte geradora de riqueza e emprego, da mesma forma que sucederia se fosse decretado o fecho de supermercados ou restaurantes.» Importante ler!

Cláudia Azevedo, visiting student researcher no MIT, MA; EUA, e doutoranda em Ciências Biomédicas do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto, criou com a sua equipa um sistema que permite a administração oral da insulina: um sistema desenvolvido com base em nanopartículas biodegradáveis que consegue ultrapassar os ácidos do estômago e a barreira intestinal e chegar à corrente sanguínea com eficácia. Oiça a Fulbrighter em discurso direto na página da RTP. Bravo, Claúdia!

Ainda sobre Claúdia Azevedo: já sabe que a investigadora esteve na Agência Espacial Europeia para testar uma experiência relacionada com a hipergravidade? Não deixe de ler a notícia completa e de ver as fotografias incríveis no website da Comissão!

Rómulo Neves, SUSI for Secondary School Educators – Service Learning na California State University, Chico, EUA, Professor do Ensino Secundário no Funchal, membro dirigente do Grupo de Investigação Inclusive Practices & Special Educational Needs e ainda Coordenador Regional da Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI), foi o orador de uma sessão, no âmbito dos 20 anos daquela instituição, com o título «Podes entrar, esta aula também é para ti!». Fique a saber mais na página do evento.

Lívia Franco, visiting scholar na Brown University, RI, EUA, Professora e Investigadora Principal no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica, participou esta semana do debate sobre o futuro da Aliança Atlântica, uma parceria entre o Instituto da Defesa Nacional, o IPRI/NOVA – Instituto Português de Relações Internacionais e a FLAD: num momento de enorme volatilidade nas relações internacionais, até que ponto será necessário reinventar a Aliança Atlântica? Consulte o programa e ainda vai a tempo de ouvir esta conferência em livestreaming.

Diana Soller, doutorada em Ciência Política pela University of Miami, EUA, e Investigadora no Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa, escreveu acerca de como o respeito pelo Estado de Direito é, necessariamente, uma ideologia, uma visão do mundo. Leia o artigo completo no jornal Observador.

João Carlos Espada, visiting scholar no American Enterprise Institute, Washington D.C., EUA, e Professor Catedrático de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, recordou Tocqueville e Churchill e fez uma retrospetiva dessa “tensão intemporal” entre Liberdade e Igualdade. Obrigatório ler!

Ana Isabel Xavier, SUSI scholar na área de International Relations & Political Science no Institute for Training and Development Amherst, MS, EUA, e Professora na Universidade Autónoma de Lisboa; e Pedro Conceição, doutorado em Technology Management pela University of Texas, Austin, EUA, e Alto Funcionário da ONU, conversaram esta semana no âmbito das “Lisbon Speed Talks” sobre as tendências das desigualdades e o impacto da crise pandémica nas mesmas. Ainda vai a tempo de os ouvir e de rever o evento no Facebook do Clube Lisboa, a entidade que organiza estas conversas digitais em torno das mudanças globais que afetam as nossas vidas e sociedades.

Partilhar: