Procura leitura para o seu fim de semana?

Siga os links e fique a saber o que os(as) Fulbrighters escreveram, disseram ou fizeram ao longo dos últimos dias.

Miguel Moura e Silva, visiting scholar researcher na University of Michigan, Ann Arbor, EUA, Professor de Direito da Universidade de Lisboa e Administrador da Autoridade da Concorrência, no programa ‘Palavras Cruzadas’ foi convidado a explicar a diferença entre as palavras “cartel” e “quartel” e quando se deve usar uma e outra: diz-se “Governo declara guerra sem cartel à burocracia” ou será antes “sem quartel” – o que lhe parece?

Elísio Estanque, visiting scholar na University of Wisconsin, EUA, e Professor da Universidade de Coimbra, em homenagem ao ex-Presidente da República Jorge Sampaio, desaparecido no passado dia 10, sublinhou o humanismo universalista dos seus mandatos: «Se as noções de “democracia” e de “socialismo” encerram sentidos polissémicos (…) a postura, a ética, a estética e a afetividade que Jorge Sampaio incutiu na ação política tornaram concebível a reconciliação de sentidos tão contrastantes, sob a égide de uma cultura profundamente humanista.».

Isabel Capeloa Gil, SUSI scholar na Western Michigan University, EUA, Professora Catedrática de Estudos de Cultura e Reitora da Universidade Católica Portuguesa, inaugurou a primeira Faculdade de Medicina privada em Portugal: «Para tudo há um tempo: há um tempo para imaginar, para propor, planear, discutir e finalmente há um tempo para fazer. Hoje, inicia-se um tempo novo porque inauguramos a Faculdade de Medicina da UCP que foi sonho e agora é realização.» A Comissão Fulbright deseja os maiores sucessos a esta nova Faculdade do século XXI.

Henrique Pombeiro, visiting student researcher no MIT, EUA, Chief Scientific Officer & Co Founder Watt-IS | Future Energy Leaders Portugal, escreveu sobre gestão e controlo solar no âmbito do “Plano Nacional de Energia e Clima 2030”: «O mercado dos sistemas fotovoltaicos acoplados a sistemas de gestão inteligente deverá crescer a taxas elevadas num curto espaço de tempo.» (pp. 82-83). Boas notícias!

Miguel Moniz, visiting scholar researcher na Universidade dos Açores, Investigador do CRIA-ISCTE/IUL e da Brown University, EUA, refletiu sobre o que é um bairro, se um local geográfico ou antes uma ideia: «Um bairro não se define (…) pela forma como os nossos antepassados construíram as próprias identidades. Os imigrantes usam o passado como ponto de referência ao construir o conceito que têm do seu bairro, mas o passado também inclui as suas experiências de onde aterraram e dos mundos que criaram desde a sua chegada.». Leia mais!

Ana Isabel Xavier, SUSI scholar na área de International Relations & Political Science no Institute for Training and Development Amherst, EUA, e Professora da Universidade Autónoma de Lisboa, examinou as “Lições do Afeganistão para a União Europeia”: «O que estas últimas semanas de análise sobre o Afeganistão revelam é que a União Europeia parece não ter (ainda) vontade política e capacidades reais para transporte aéreo, vigilância, intelligence, logística, ou forças de proteção eficazes.». Assunto em cima da mesa.

Pedro Nuno Teixeira, visiting scholar researcher na State University of New York, Albany, EUA, Professor da Universidade do Porto e Diretor do CIPES, foi um dos especialistas presentes em Estrasburgo para debater o futuro europeu. A sua intervenção foi dedicada à Educação, “um dos instrumentos mais fortes para construir um sentido de pertença na Europa.”. Vale a pena ler mais!

Isabel Torres de Noronha, doutorada em Biological Sciences pela University of Delaware, EUA, Chief Executive and Coordinator da FOA e Professora da Universidade do Algarve; e Isabel Sousa Pinto, doutorada em Marine Biology pela University of California, Santa Barbara, EUA, e Professora da Universidade do Porto, estiveram presentes na Conferência de lançamento da ‘ARTIMAR’, uma iniciativa da Fund Ocean Alliance, realizada esta semana no Pavilhão das Galeotas do Museu de Marinha, em Belém. Respetivamente, as Fulbrighters apresentaram o novo projeto que conjugará conferências sobre o conhecimento do mar, zonas costeiras e suas comunidades com eventos culturais e artísticos associados ao mar; e sublinharam a importância do Oceano no avanço da agenda da biodiversidade e dos serviços dos ecossistemas costeiros e marinhos portugueses. A Comissão Fulbright Portugal foi uma das várias entidades convidadas e a sua Diretora Executiva, Otília Macedo Reis, participou com o painel “O intercâmbio cultural e científico na construção da paz e na criação de redes multidisciplinares para as causas do Mar.” Mais um passo na direção de uma economia azul. Parabéns!

Ana Margarida Esteves, doutorada em Sociology pela Brown University, EUA, e Investigadora do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL, viu recentemente publicados dois dos seus artigos: «‘All Watched Over by Machines of Loving Grace’? Information technology, in-person relationships and normative regulation in an ‘integral cooperative’» e ainda «Processes of normative regulation in spaces of “solidarity economy”: a comparative case study analysis», este no International Journal of Sociology and Social Policy: «This research article addresses the role of processes of normative regulation, driven by distinct approaches to collective action and underlying narratives of social change, in the construction of “solidarity economy” initiatives as parallel spatialities to that of the mainstream economy.» Be sure to read more!

Frederico Mira Godinho, doutorando em Economy da University of Texas at Austin, EUA, foi finalista do concurso deste ano do “European Central Bank’s (ECB) Young Economist Competition”, com o trabalho “Monetary Information Shocks in a Currency Union”. O Fórum do ECB é um evento anual que junta policymakers, académicos e jornalistas de todo o mundo em torno das questões político-económicas da atualidade. Para saber mais sobre os 10 finalistas, entre os quais se encontra o bolseiro Fulbright, e respetivos trabalhos, basta aceder à página do ECB, aqui: «I find a new monetary policy dimension for the ECB, which captures the transmission channel through government bond yield spreads. Only by considering this dimension can the dramatic contribution of the ECB to economic stabilisation following the debt crisis be perceived.». A Comissão Fulbright congratula-o, Frederico, bom trabalho!

Partilhar: