Joana Craveiro, visiting scholar researcher em Rutgers University, EUA, e Professora na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha,  escreveu, dirigiu e acabou de estrear um novo espetáculo, “Aquilo que Ouvíamos”: «É, sobretudo, um espectáculo sobre como a música foi e é parte da identidade das pessoas que a escutam, e sobre um tempo em que a materialidade da música era crucial e em que muitas das nossas actividades e vivências se organizavam em torno disso.». Uma peça que nos devolve «à adolescência que cabia em discos e cassetes.». Quem se lembra?

Filipe Carreira da Silva, visiting scholar researcher em Harvard University, EUA, e Investigador auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa,   discorreu sobre a relação fundamental entre Universidade e Investigação: «Fala-se cada vez mais em Portugal de uma “Universidade de investigação”. É um termo importado dos Estados Unidos(…). É por isso que, em sítios como Harvard, Chicago ou Yale, quem ensina os alunos de primeiro ano são os professores mais experientes. Ensinar a alunos de primeiro ano é o melhor teste para quem faz ciência: o melhor teste a uma ideia complexa é sermos capazes de a explicar de forma clara e percetível.». Importante ler!

Diana Soller, doutorada em Ciência Política pela University of Miami, EUA, e Investigadora no Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa, escreveu sobre o encontro que tem decorrido entre “velhos aliados”: «Era importante que o encontro se saldasse no início de um entendimento em que a política, a segurança e a democracia voltassem a estar na base das relações transatlânticas.». Tem acompanhado a visita do Presidente Biden à Europa?

Pedro Magalhães, doutorado em Ciência Política pela Ohio State University, EUA, e Investigador Principal do Instituto de Ciências Sociais, em Lisboa, coordenou em Portugal a quinta edição do Estudo dos Valores Europeus, apresentado esta semana: «descobrir o que nos aproxima e o que nos distancia de cidadãos de outros países europeus, identificar e comparar tendências de estabilidade ou de mudança nas últimas três décadas, em Portugal e nos restantes países europeus.». Poderá agora ouvir a apresentação e o debate em torno deste estudo.

Raquel Vaz-Pinto, SUSI scholar em U.S. Foreign Policy na Bard College, EUA, e Investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais-Universidade Nova, esteve também presente aquando da divulgação do Estudo dos Valores Europeus, apresentando a Policy BriefCrise de Confiança: Como é que os Europeus veem o seu lugar no mundo”: «Esta Europa precisa de deliever … E os Europeus em geral veem hoje os EUA mais como um parceiro e menos como um aliado.”. Tudo, aqui.

João Marecos, mestre em Direito Privado pela New York University, EUA, Advogado e Consultor da OMS, foi um dos convidados do programa da RTP1, ‘É ou Não É?’, sobre a eminente Carta dos Direitos Humanos para a Era Digital: «literacia mediática é a ferramenta fundamental para processar a informação, para saber comparar fontes, combater a desinformação…», reiterou o Fulbrighter. Assunto em cima da mesa.

Partilhar: