Procura leitura para o seu fim de semana?

Siga os links e fique a saber o que os(as) Fulbrighters escreveram, disseram ou fizeram ao longo dos últimos dias.

Maria do Céu Patrão Neves, alumna do Salzburg Seminar in Philosophy e Professora Catedrática no Kennedy Institute of Ethics, Georgetown University, EUA, escreveu sobre o facto de o Conselho Nacional de Ética (CNE) ter sido ignorado a propósito de matérias como a morte medicamente assistida e a inseminação post mortem: «São matérias que não podem ser avaliadas apenas no domínio técnico – o que é possível fazer? –, mas também, e sobretudo, no domínio ético – o que se deve fazer? (…) A marginalização do CNE desvaloriza-o e quem mais perde é o país…».

Helena Marujo, visiting scholar na University of Massachusetts, Amherst, EUA, e Professora nas áreas de Gestão de Conflitos e Psicologia Positiva no Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas da Universidade de Lisboa, é uma das 20 especialistas sobre “Educação positiva” cujo contributo surge no recém editado volume, “Educação para a Felicidade e o Bem-Estar”: «Cada capítulo apresenta uma contribuição especialmente válida e profunda, abordando a importância da saúde mental, o otimismo, a empatia, o treino de pais, as virtudes, as relações interpessoais, a ética, a defesa da humanização e da realização pessoal, a que todos têm direito.» Já na wish list!

Constantino Xavier, doutorado em South Asian Studies pela Johns Hopkins University, EUA, Investigador Sénior de Política Externa e Estudos de Segurança no Center for Social & Economic Develpment (CSEP), Nova Deli, Índia, foi convidado do programa da RTP2, “Sociedade Civil”, desta vez dedicado ao Oriente: «Portugal foi o país europeu que mais cedo desenvolveu contactos com a Ásia. Mas, desde então, como evoluíram as nossas relações com esta parte do mundo? O que dizer, hoje, do Continente Oriental?» Não deixe de ver e ouvir o Fulbrighter!

Rafael Brochado, mestre em “Interactive Entertainment” pela The University of Central Florida, EUA, e Vasco Pedro, doutorado em Language Technologies pela Carnegie Mellon University, EUA, e Co-Founder & CEO da Unbabel, estiveram em primeiro plano na iniciativa “Global Entrepreneurship Week, neste mês que o Departamento de Estado norte-americano distingue como o “National Entrepreneurship Month”. A Comissão Fulbright felicita ambos pelos seus sucessos e distinção merecida!

Abel Mateus, doutorado em Economia pela University of Pennsylvania, EUA, e Professor da Universidade Nova de Lisboa, afirmou que o sistema político nem sempre tem respondido à necessidade de desenvolver Portugal: «porque é que os governos escolheram determinadas políticas e não outras? Como é que o sistema político e as instituições afetam a escolha destas questões?». Leia o artigo e fique a saber algumas das respostas.

Neuza Pedro, visiting scholar researcher na University of Florida, EUA, e Professora do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, foi convidade esta semana para uma reflexão sobre o Ensino à distância, promovida pela Fundação Francisco Manuel dos Santos: «Com a pandemia de COVID-19, alunos e professores foram para casa e o ensino passou para os ecrãs de forma súbita e, muitas vezes, improvisada. Que dados há sobre os resultados dessa nova maneira de ensinar e aprender? Fora de uma situação de emergência, quais são as limitações e as mais-valias do ensino à distância?». Poderá ouvir tudo, aqui.

 

Partilhar: