Study of the United States Institutes for Secondary School Educators
Testemunho Pedro Soares Martinho – Agosto 2012
California State University, Chico
“[…]. Tratou-se de uma óptima experiência que espero potencializar pessoal e profissionalmente permitindo reunir muitos contactos e ideias, algumas das quais espero concretizar em actividades. Efectivamente só tenho a elogiar toda a experiência desde a selecção, conteúdo do curso e organização do mesmo.
Assim, considero que a organização foi muito boa realçando que tudo foi previsto e foi cuidadosamente considerada a diversidade cultural dos 28 países participantes. Verificou-se uma enorme preocupação em fazer os participantes sentirem-se bem-vindos e dando oportunidades para “mergulhar” na cultura americana, aliás um dos objectivos da experiência. Chico é uma cidade pequena, acolhedora, segura e ideal para um programa deste género. O campus universitário tem boas condições, sendo a maioria dos oradores adaptáveis à vontade nos assuntos que abordam e muito atentos à contribuição de todos, provenientes de realidades muito diferentes. O alojamento foi excelente permitindo manter a privacidade de cada um, mas também fomentando o convívio entre os participantes e a comunidade envolvente. A estratégia de atribuir a cada participante uma família de acolhimento, presente em diversas actividades organizadas pela universidade, foi enriquecedora permitindo a cada um dos estrangeiros ali presentes uma experiência com características diferentes dos restantes.
Em relação ao programa, foi muito bom, abordando diversos assuntos relativos à Educação quer relativamente à realidade norte-americana, quer internacional, solicitando constantemente uma perspectiva nacional, e pessoal, de cada participante. Foram ainda abordados assuntos relativos à sociedade norte-americana, articulada com temas ligados com a democracia, a diferença e a tolerância. Durante a experiencia verificou-se a oportunidade de visitar escolas, departamentos estaduais ligados à educação, conhecer direcções de escolas, professores, alunos, instituições, permitindo compreender progressivamente o funcionamento da educação norte-americana. Durante as visitas foi possibilitado o acesso a um diversificado e muito interessante grupo de oradores que se preocuparam sempre em apresentar-nos uma visão actual dos EUA. O facto de o programa permitir conhecer a realidade educativa de três estados (Califórnia, Illinois e Wisconsin) e da capital federal (Washington DC) e ainda a visita ao Iowa, deu a toda a experiência uma visão mais completa da realidade norte-americana.
[…]. Esta foi efectivamente uma excelente oportunidade que agradeço que ma tenham concedido. Efectivamente parti para a Califórnia com elevadas expectativas para este programa. Todas se cumpriram e regressei determinado a disseminar o que observei e melhorar, potencializar o meu trabalho, inspirado também nas práticas observadas nos EUA.”
Testemunho Madalena Relvão – Agosto 2011
“PARTICIPAÇÃO PORTUGUESA NO SUSI 2011 EM AMHERST, MASSACHUSETTS
Um sonho, uma realidade, o desfazer de um mito… o entendimento de uma estratégia.
O sonho americano alimentava os meus ideais. Quando surgiu a possibilidade de conhecer a vida real dos Estados Unidos da América, senti de imediato que algo de extraordinário estava para me acontecer.
Esse contacto vivido permitiu-me apagar estereótipos, compreender o que faz dos USA uma grande nação e transpor algumas dessas aprendizagens para a minha vida futura.
Entendi a frequência deste programa como uma Quest pessoal e elegi como questão chave a seguinte: «Como é possível criar e manter uma tão grande nação como os US em apenas três séculos?»
Durante as sessões mais académicas que vivemos ao longo de quatro semanas, em Amherst e arredores, ou nas duas semanas de viagens por Salt Lake City, Yellowstone National Park, Jackson Hole, Washingtom e New York, sempre obtive duas boas respostas: community e compromise.
Assim foi que, pela observação e vivências proporcionadas ao longo de mês e meio, estereótipos como violência, criminalidade, individualismo e isolamento social, vida de excessos, dinheiro a rodos para gastar descontroladamente foram substituídos por conceitos como vida pacífica, comportamentos sociais de harmonia e respeito recíproco, simplicidade, vida modesta e gastos controlados, família e comunidade.
Nunca serão demais as palavras de agradecimento à Comissão Fulbright, à Embaixada dos Estados Unidos em Lisboa, ao Departamento de Estado em Washington, ao excecional staff do ITD, ao espetacular grupo de professores (de todo o mundo) participantes neste programa e a todas as pessoas que contribuíram para a concretização desta experiência inolvidável, que sempre marcará as nossas vidas e com a qual nós contamos inspirar outras vidas com que nos cruzaremos.”
Madalena Relvão participou neste programa entre Junho e Julho de 2011 no Institute for Training and Development em Amherst, MA.
Testemunho Rómulo Neves – Agosto 2011
“À partida levava comigo grandes expectativas e posso afirmar que foram totalmente superadas! Do conteúdo do curso, à organização do mesmo nada tenho a salientar como ponto negativo. Contudo, tento, de seguida, estruturar o mais importante:
Organização:
Irrepreensível, todos os detalhes foram devidamente previstos, muito cuidado em diversificar as oportunidades para os participantes e uma preocupação constante em fazerem-nos sentir bem-vindos e “em casa”. Chico é uma cidade muito pequena, mas extremamente acolhedora, segura e ideal para um programa deste género. A Universidade tem excelentes condições, os oradores são excelentes e revelam um conhecimento admirável dos temas que abordaram.
Programa:
Muito bom, pois debatemos assuntos que estão na agenda da Educação a nível internacional e tivemos oportunidade para visitar escolas, departamentos de estado ligados à educação, conhecer professores, alunos, instituições, enfim, uma panóplia de experiências que nos permitiram consolidar as aprendizagens formais de sala de aula. Cientificamente, tivemos acesso a um ilustre grupo de oradores que se preocuparam sempre em apresentar-nos uma visão actual e real dos EUA. A possibilidade de viajar internamente foi uma mais-valia, pois conhecemos a realidade educativa em três zonas distintas: California, Winsconsin e Illinois.
Participantes:
Absolutamente fantásticos! Um grupo muito heterogéneo, mas extremamente motivado, dedicado e empreendedor. Para além de ter sido uma óptima experiência pessoal, creio que sairão possíveis oportunidades de trabalho colaborativo no futuro.
Em suma, se saí com elevadas expectativas para este programa, a verdade é que vim cheio de vontade de trabalhar e melhorar o que temos, inspirado nas práticas dos EUA. Cresci profissionalmente, amadureci algumas ideias e questiono alguns conceitos que há uns meses já eram certezas para mim! Não me canso de vos agradecer a oportunidade concedida (…).”
Rómulo Neves participou neste programa entre Junho e Julho de 2011 na California State University at Chico.
O programa recebeu financiamento integral por parte do Bureau of Educational and Cultural Affairs, United States Department of State.