«A minha participação no programa Study of the U.S. Institute (SUSI) for Scholars on U.S. Foreign Policy revelou-se uma oportunidade única para estudar de forma aprofundada a política externa dos EUA e procurar compreender como é que o país se posicionará relativamente a diversos desafios globais.

Ao longo de 6 semanas, tive o privilégio de integrar um grupo de académicos de 18 países e de usufruir de um programa intensivo organizado pela Universidade do Delaware, a nossa instituição de acolhimento, em que dezenas de académicos e especialistas abordaram variadas temáticas relacionadas com a actual agenda da política externa dos EUA.

Além das conferências e palestras na Universidade do Delaware, em Newark, visitámos as cidades de Filadélfia, San Antonio, Austin, Nova Iorque e Washington, D.C., onde contactámos com académicos e especialistas de diversas universidades, agências governamentais, empresas, organizações internacionais e think thanks.

O programa compreendeu também a apresentação, pelos participantes, das suas agendas de investigação, o que se insere no objectivo de promover uma comunidade epistémica que, futuramente, desenvolva projectos colaborativos.

Agradeço penhoradamente à Comissão Fulbright, à Embaixada dos EUA em Portugal e ao Department of State por terem possibilitado a minha participação neste programa que se revestiu de uma importância significativa para o meu desenvolvimento profissional e pessoal e se reflectirá indelevelmente na minha actividade de docência e investigação.»

Samuel de Paiva Pires, setembro de 2019

Samuel de Paiva Pires, professor de ciência política e relações internacionais na Universidade da Beira Interior, participou no programa SUSI Scholars on U.S. Foreign Policy organizado pela Universidade do Delaware, durante os meses de junho e agosto de 2019. O objetivo destes programas consiste no aprofundamento dos conhecimentos do tema do instituto e também dos conhecimentos relativos à sociedade, cultura e instituições norte-americanas. Os institutos têm a duração de cinco semanas nos EUA em diferentes universidades norte-americanas. Aos participantes é garantido o financiamento integral dos custos de participação através de bolsa do Departamento de Estado dos EUA.

 


Partilhar: