«”Valeu a pena? Tudo vale a pena / Se a alma não é pequena.” –  Inspiração portuguesa que me acompanha nas aventuras. Obrigado Fernando Pessoa.

Permaneci em solo Norte Americano durante cinco semanas. Questionar-me-ão se é tempo suficiente para conhecer a cultura. Bem, a cultura não. As culturas. Nos meus dedos sou incapaz de as nomear por completo. Que riqueza.

Aprendi e convivi com dezanove colegas provenientes de dezasseis outras nacionalidades europeias. Porém, ao longo da experiência, este número foi aumentando. Fazendo parte da lista Americanos, Japoneses, Sul Coreanos e até mesmo Chineses. Cada qual único na sua maneira de agir e pensar.

Frequentei aulas bastante enriquecedoras. Qualidade essa que não depende única e exclusivamente dos conteúdos. Foi necessário questionar, debater e chorar para que, naquele curto espaço de tempo nas manhãs de segunda a sexta feira, fossem abordados temas de extrema relevância. A comoção segredou-me por diversas vezes, confesso.

Nas visitas empresariais conhecemos um pouco melhor o mundo do empreendedorismo. Chattanooga é uma cidade rica em desenvolvimento económico que contribui ativamente para uma boa qualidade de vida da população. Adquiri bastante conhecimento que me será útil no futuro. Para não falar na expansão internacional do meu network.

Com carinho, acarreto todos os momentos que vivenciei nas ações de voluntariado. Menciono uma das famosas frases de Robert Baden-Powell: “A melhor maneira de ser feliz é contribuir para a felicidade dos outros.” Nenhum daqueles humildes e genuínos sorrisos foram em vão. As crianças não mentem.

Foi uma experiência única que jamais irei esquecer. Mais do que um programa académico, o SUSI 2019 fomentou a minha curiosidade acerca do mundo que nos rodeia e o respeito pela diversidade.

Obrigado Departamento do Estado dos Estados Unidos da América. Obrigado Universidade do Tennessee em Chattanooga. Obrigado FHI 360. Obrigado Fulbright!»

Renato Ponte, agosto 2019

Renato Ponte participou no programa SUSI for Student Leaders from Europe on Entrepreneurship and Economic Development organizado pela Universidade do Tennessee – Chattanooga, durante os meses de julho e agosto. Os custos da participação foram integralmente suportados pelo Departamento de Estado dos EUA.

 


Partilhar: