Pedro Júdice
“A Fulbright proporcionou-me uma oportunidade única de fazer um ano sabático na Universidade de Chicago, o que se revelou absolutamente fundamental para o meu desenvolvimento profissional e académico.
Estando eu a trabalhar no sector financeiro desde que me doutorei, há algum tempo que desejava estar no estrangeiro durante um ano por forma a pensar um pouco melhor sobre os temas da gestão bancária. O tema da minha investigação é a sustentabilidade financeira dos bancos no longo prazo. A investigação desenvolvida permite testar estratégias de gestão do balanço de entidades bancárias e aferir a rentabilidade e o risco de longo prazo dessas estratégias.
O apoio da Fulbright foi absolutamente fundamental, principalmente na ligação com a Universidade de Chicago. O facto de ser bolseiro Fulbright automaticamente abriu-me as portas com a Universidade e facilitou bastante o processo. Por outro lado, os eventos realizados para os bolseiros Fulbright em Chicago permitiram-me conhecer muitas pessoas interessantes com experiências diferentes.
Viver em Chicago foi uma experiência extraordinária para mim e para a minha mulher, que me acompanhou. Já tinha vivido em Nova Iorque durante os tempos do doutoramento. Chicago é uma cidade igualmente cosmopolita, com grande acesso a cultura e diversos eventos, mas que também permite uma vida mais sossegada, principalmente na zona da Universidade de Chicago.
O ano que vivi em Chicago foi notável em todos os aspectos. Para além da produção científica, as conclusões a que cheguei irão beneficiar muito a minha actividade profissional.”
*Bolsa Fulbright para Professores e Investigadores com Doutoramento, 2011/2012, na University of Chicago