Na primeira pessoa,  Diogo Esteves Pereira  partilha connosco a sua experiência Fulbright até ao momento. Ao abrigo de uma Bolsa Fulbright para Investigação com o apoio da FCT (23/24) e no âmbito do seu doutoramento em “Chemistry” da Universidade de Aveiro, Diogo está agora a desenvolver parte da sua pesquisa na University at Buffalo, The State University of New York, NY, EUA:

«A experiência tem sido bastante positiva! Fui muito bem acolhido tanto pela Professora Diana Aga, como por todos os meus colegas de laboratório. De facto, as universidades americanas sabem muito bem acolher quem os visita. O grupo é culturalmente bastante diverso, temos alunos americanos, filipinos, tailandeses, porto riquenhos, mexicanos e agora um português! Esta diversidade facilita bastante a integração porque todos temos um pouco para partilhar das nossas culturas e tradições.

Do ponto de vista académico, o laboratório de química analítica ambiental onde fui acolhido, mas também a University at Buffalo, oferecem condições únicas para o trabalho que estou a desenvolver. Desde equipamentos state of the art, aos próprios alunos e post-doc que não se cansam de transmitir aquilo que sabem.

Nos Estados Unidos há de facto uma cultura workaholic, é frequente trabalhar-se até tarde e até ao fim-de-semana. Ainda assim, há tempo para descontrair e socializar! Já tive oportunidade de visitar um parque estadual aqui próximo (Letchworth State Park) com os meus colegas, houve uma festa de halloween muito divertida em casa da Professora Diana Aga (karaoke incluído!) e também tive a oportunidade de ir a Nova Iorque passar o Thanksgiving com familiares que vivem aqui nos Estados Unidos (tios e primas).

Está a ser uma experiência excelente a todos os níveis!

 

O Fulbrighter no laboratório in action

Buffalo, NY

~~~

Muito obrigada, Diogo, votos de um excelente trabalho!

Partilhar: