My Fulbright Experience: ‘gratitude’ by Joana Bordalo
«Ultimamente tenho vivido um sentimento muito forte de gratidão pela experiência que tenho vivido nos EUA. Felizmente, tenho tido muito trabalho, aprendido a diversos níveis, desde a língua, a cultura, os costumes, as pessoas, o ambiente de trabalho, as ligações inter-pressoais, e crescido tanto a nível profissional, como a nível pessoal. Mesmo muito. Estarei eternamente grata à Fulbright e à FLAD por esta oportunidade.
Sinto-me profundamente realizada e envolvida na comunidade daqui. Confesso que o início não foi fácil (mais difícil que quando fui de Erasmus, por exemplo), mas agora vejo que criei uma ligação fortíssima a este lugar. Não pensei que uma pequena cidade universitária no Midwest dos EUA tivesse tanto para dar e receber. E as pessoas fazem as experiências. Arrisco a dizer que nunca estive rodeada por tantas pessoas like-minded. A menos de três semanas da minha partida, começo a sentir o valor de todas as coisas que aqui encontrei e vivi. E a par dessa nostalgia surge um agradecimento profundo pela oportunidade que me foi concedida. Sei que hoje sou uma pessoa diferente e reconheço a importância e riqueza das relações internacionais em prol da tolerância, da comunicação e compreensão.
É com toda a transparência que vos escrevo do coração.
Muito obrigada por este voto de confiança que me foi dado, senti várias vezes que estava a representar o meu país para muitos americanos.»
Obrigada nós, Joana, por nos representar tão bem no Midwest dos EUA!
— — —
Ao abrigo de uma Bolsa Fulbright para Investigação com o apoio da FLAD e no âmbito do mestrado em ‘Science Communication’ da Universidade Nova de Lisboa, Joana Bordalo encontra-se a realizar a sua pesquisa na University of Illinois Urbana-Champaign-Carl R. Woese Institute for Genomic Biology, IL, EUA.
Conheça mais do trabalho da bolseira, aqui.