«Colocar por palavras uma breve descrição do que foram estas 5 semanas afigura-se, para mim, uma tarefa quase impossível. Isto porque o SUSI não só nos modifica intelectual e emocionalmente através do seu programa riquíssimo constituído pelas várias atividades das mais diversas origens, como nos transforma enquanto pessoas pela avalanche de informação, interação, contacto e experiências com que nos abraça. Partindo desta introdução um pouco confusa e emotiva, tentarei usar-me das palavras para vos tentar demonstrar o quão maravilhoso este projeto foi.

Tive o privilégio de começar esta aventura em Columbia, no Estado de South Carolina. Neste local mergulhei no tema que acompanhou todo este projeto – Civic Engagement. Para ser sincera, não havia melhor lugar para o fazer. Em quatro semanas naveguei por temas fraturantes, entre eles as questões raciais, as migrações, participação cívica e as estruturas governativas. Em todos estes temas fomos guiados e elucidados por excelentes oradores. Mas as atividades não se cingiram à teoria. Para complementar, fomos envolvidos em várias dinâmicas de grupo e várias atividades desportivas, culturais e lúdicas. Ainda que os dias fossem muito atarefados e intensos, depois das aulas havia sempre tempo e espaço para divagar e descobrir, ao lado dos meus colegas, toda a cidade e todas as pessoas de Columbia – e aproveito para confessar que é uma cidade muito interessante!

Após estas 4 semanas, rumámos a Williamsburg, no Estado de Virgínia, para visitar o museu Colonial Williamsburg. Sucintamente, este museu é uma recreação fidedigna da colónia de Virginia antes da Revolução. Terminada esta visita, seguimos para Philadelphia onde estivemos 3 dias. Obviamente, esta cidade representava, para nós, o alicerce do tema do nosso programa. Por fim, reunimos em Washington por mais três dias juntamente com os outros colegas dos restantes programas.

Como referi no início, o nosso local de partida não podia ter sido mais bem enquadrado com o tema do programa. Em primeiro lugar, conhecemos o “deep South”, ou por outras palavras, os EUA que se escondem do mundo. Aqui conheci uma realidade que não se mostra e que, por isso, se tornou fascinante. Principalmente, quando comparada com as duas outras grandes cidades que visitámos. Em segundo lugar, foi neste local que conheci as pessoas mais genuinamente simpáticas e interessadas pelo outro. Por fim, as problemáticas envolvidas no tema de Civic Engagement não podiam estar melhor representadas do que no dia-a-dia de South Carolina.

Obrigado Departamento do Estado dos Estados Unidos da América. Obrigado University of South Carolina. Obrigado FHI 360. Obrigado Fulbright.»

Mariana Álvares, setembro 2019

Mariana Álvares participou no programa SUSI for Student Leaders from Europe on Civic Engagement organizado pela Universidade da Carolina do Sul, durante os meses de julho e agosto. Os custos da participação foram integralmente suportados pelo Departamento de Estado dos EUA.

 


Partilhar: