Ana Isabel Ferreira – (Universidade Católica Portuguesa, Porto)
Universidade de Bentley, Bentley, Massachusetts
“Ao longo das cinco semanas mais curtas do meu ano, sofri uma extraordinária injecção de diversidade, aprendizagem e amizade que dificilmente será esquecida.
Extremamente bem recebida pela Universidade de Bentley, em Massachusetts, senti que o programa era, não só completo, como também estava muito bem organizado. Foi-nos dada a oportunidade de conhecer grandes cidades como Nova Iorque e Washington D.C. e vários locais de interesse em Massachusetts e nos estados vizinhos. Regra geral, durante a manhã tínhamos 3 horas de aulas em que aprendemos desde a história dos EUA, aos seus sistemas político e judicial, passando pelo seu carácter multicultural, entre muitos outros temas tão importantes para perceber o que mais tarde viríamos a experienciar. Cada aula tinha, regra geral, associada a si, uma visita de estudo e um ensaio final. Estes, maioritariamente comparativos, permitiam-nos assimilar melhor os conhecimentos, garantindo que os adquiríamos mas que também reflectíamos sobre eles.
Uma vez por semana tivemos experiências incríveis de contacto com a comunidade de Massachusetts através do serviço comunitário. Já com um grande historial nesta área, Bentley usa o termo “Service-Learning” para, desta forma, sublinhar a importância da aprendizagem neste serviço. Ora, pela experiência que tive, não podia concordar mais com a expressão. O Service-Learning deixava em nós uma pena enorme de cada vez que tínhamos que acabar o trabalho; no fundo, sentíamos que ali quem ganhava éramos nós. As visitas eram seguidas de sessões de reflexão em que era muito gratificante ouvir as opiniões de cada um sobre a experiência e algum tema mais controverso que fosse discutido. Foi engraçado reparar que muitas vezes, as opiniões divergiam de acordo com a cultura dos participantes.
Não posso também deixar de referir a Universidade que nos acolheu. Os professores coordenadores eram de um profissionalismo incrível mas, ao mesmo tempo, tinham connosco uma proximidade sem igual. Os mentores, nossos amigos e primeiro veículo para tudo o que precisássemos, eram extraordinários. Se por um lado estavam connosco em todos os momentos como mais um de nós, eram também muito organizados e sempre disponíveis para ouvir as nossas sugestões ou comentários, o que foi especialmente importante aos fins-de-semana.
Bentley, organizada num campus universitário nos arredores de Boston, permitia-nos, a qualquer momento ir à cidade mas, ao mesmo tempo, criou em nós o sentimento de estarmos dentro de uma pequena bolha em que nunca estávamos ou fazíamos algo sozinhos. Assim, fortaleceram-se os laços entre nós e criou-se uma grande família de nove diferentes nacionalidades (muitas mais se considerarmos as diferentes raízes dos participantes). As diferentes culturas e religiões eram regularmente tema de conversa, o que nos permitiu uma aprendizagem gigante. Os participantes eram extremamente interessantes mas, acima de tudo, muito boas pessoas. Hoje, o contacto mantém-se entre todos, viagens preparam-se e todos relembrámos a experiência inacreditável para que, com muita alegria, fomos seleccionados.”

Ana Bárbara Pedrosa – (Universidade do Minho, Braga)
Universidade de Drexel, Filadélfia, Pensilvânia

“Eu gostei muito, claro. Acho que todos gostámos. Em Drexel éramos muito unidos e estávamos sempre juntos. Já temos uma série de viagens programadas (…). E estamos também a planear uma viagem a Praga, desta vez com todos. (…). Foi mesmo muito bom. Aliás, o facto de toda a gente estar a chorar no aeroporto mostra que todos adorámos. Ok, toda não. Eu e um dos mentores fomos os únicos que não choraram e confesso que ficaram com a imagem de que os portugueses são insensíveis por minha causa. (…)”

Bernardo Gomes – (Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, IPL)
Universidade de Bentley, Bentley, Massachusetts
“Quanto à estadia nos EUA creio que é consensual o quanto ficamos maravilhados com o que lá encontramos. Não sei como foi possível mas este projecto excedeu em muito as minhas expectativas. Ainda que eu somasse os adjectivos em Inglês, Português e todas as restantes línguas que estavam representadas no programa este ano, seria ainda assim insuficiente para classificar a experiência vivida durante este Verão. Foi algo simplesmente inesquecível.”

Os Summer Institutes for Outstanding European Students é um programa de estudos intensivo de cinco semanas nos EUA, que incide no estudo dos EUA e promove o envolvimento cívico através de aulas na universidade e actividades práticas.

Partilhar: