A Comissão Fulbright realizou no dia 19 de julho de 2022, a cerimónia de assinatura da renovação do protocolo de cooperação com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, para a vinda de Investigadores Americanos ao abrigo do Programa Fulbright.

A parceria a que se refere ao agora chamado Fulbright Award Atlantic for Future / IPMA – Portuguese Institute for Sea and Atmosphere iniciou-se com a assinatura de um primeiro Protocolo de colaboração em 2015 e com a presença em Portugal do primeiro Fulbright Scholar in Marine Resources / IPMA no ano académico de 2017/2018.

Esta parceria é agora renovada por um período de 3 anos, para um âmbito mais alargado e ambicioso no que diz respeito às áreas de estudo abrangidas: Biologia, Ciências do Ambiente, Engenharia, Estatística, Física, Geografia, Geologia, Matemática, Oceanografia, Paleontologia e Química.

Estiveram presentes na cerimónia, em representação da Comissão Fulbright, a Prof. Doutora Maria da Conceição Bento, Presidente do Conselho Diretivo, e a Diretora Executiva da Comissão, Otília Macedo Reis, e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera  fez-se representar pelo Prof. Doutor Miguel Miranda, Presidente, e pela Prof. Doutora Fátima Abrantes, Investigadora Principal e a coordenadora dos projetos que acolhem os cientistas Americanos que virão ao abrigo deste Fulbright Award.

A Comissão Fulbright, na pessoa da Presidente do Conselho Diretivo, congratula-se com a continuidade desta parceria,e que tem produzido excelentes resultados que certamente continuarão com a execução deste novo protocolo e referiu a importância de contar com o compromisso dos parceiros institucionais como o IPMA, quer pelo apoio prestado e garantia de qualidade do trabalho desenvolvido pelos Fulbrighters Americanos, quer pelo foco em determinadas áreas do conhecimento que são consideradas prioritárias por ambas as partes.

O protocolo agora assinado, estabelecido por um período de três anos, executar-se-á nos anos letivos 2023/2024 a 2025/2026.

Partilhar: