
Semana de 05 a 09 de dezembro, 2022
Procura leitura para o seu fim de semana?
Siga os links e fique a saber o que os(as) Fulbrighters escreveram ou disseram nos últimos dias:
Paulo Rosado foi citado num artigo sobre “empresas-unicórnio com o nosso ADN” do Jornal Expresso: «O empreendedor pretende reverter em vantagem o pioneirismo da marca portuguesa no filão da programação por interfaces gráficas.». Leia e fique a conhecer melhor uma das empresas portuguesas de liderança tecnológica mundial.
Maria de Belém Roseira coordenou o grupo de especialistas que estudou a “Saúde das Mulheres em Portugal” e concluiu que, apesar de serem elas que compõem a maioria da população e que ocupam a maior parte das cadeiras nas universidades, continuam a ser quem mais risco de pobreza enfrenta e quem recebe menos: «Esta situação é importantíssima (…) porque as nossas condições de vida determinam a saúde que iremos ter.». Que mais é preciso dizer?
Arlindo Oliveira escreveu sobre o “paradoxo” da IA, que resulta da dificuldade em conciliar duas análises: «A primeira é que alguns problemas que exigem profundas capacidades de raciocínio, como demonstrar teoremas matemáticos (…) são, afinal, relativamente fáceis de programar num computador. A segunda é que muitas tarefas que não exigem qualquer esforço de raciocínio, como reconhecer a cara de um familiar (…) são extremamente difíceis de resolver através de um programa.». Mas o estado da arte está a mudar e com Portugal a dar cartas. A ler!
José Ferreira participou do 32nd Annual Fulbright Luncheon, oferecido pelo “International Visitors Council of Los Angeles“: «Each Fall, IVCLA welcomes new and returning international Fulbright students to the Los Angeles area at a luncheon hosted by Dr. Amarjit Marwah [a former Fulbright student from India]. It provides a wonderful opportunity for students to meet each other, make connections, and get to know Los Angeles locals.». Que oportunidade fantástica! Can you spot the Fulbrighter?