Procura leitura para o seu fim de semana?

Siga os links e fique a saber o que os(as) Fulbrighters escreveram ou disseram nos últimos dias:

Carina Soares-Cunha foi uma das cinco jovens cientistas distinguidas com o Prémio Maria de Sousa, que visa apoiar investigadores portugueses e homenagear a imunologista falecida em 2020. “Identificação de grupos neuronais do núcleo accumbens envolvidos em aprendizagem associativa” é o título do projeto galardoado que a Fulbrighter, investigadora da Universidade do Minho, irá desenvolver no “The Mortimer B. Zuckerman Mind Brain Behavior Institute”, Columbia University, EUA. Leia a boa notícia.
A Comissão congratula-a, Carina, por este regresso aos EUA e deseja-lhe as maiores felicidades!

Daniel Traça foi o convidado do programa “Grande Entrevista” da RTP: «a minha experiência internacional foi determinante em tudo na minha vida. Saí em 1991 e fui para Nova Iorque estudar, fazer o  doutoramento… e se não tivesse tido tal experiência, não teria esta ideia de avançar, de fazer e sobretudo de que falhar não é um problema… é o receio de falhar que continua a paralisar a produtividade.». Vai a tempo de ver e ouvir.

Rita Figueiras escreveu esta semana sobre a candidatura de Donald Trump à presidência dos EUA: «Será que o ex-Presidente vai ter no partido adversário o seu maior aliado para vencer no seu?». Siga o raciocínio.

Francisco Ferreira concluiu “o bom o mau e o péssimo da COP27“: «a vitória histórica da sociedade civil e das comunidades mais vulneráveis relativamente à compensação por perdas e danos decorrentes das alterações climáticas é de louvar. Mas será que foi suficiente para resgatar esta COP do falhanço?». O que lhe parece?

Abel Mateus discutiu as medidas estratégicas para o desenvolvimento da educação no nosso país, entre as quais, a formação ao longo da vida: «Na geração anterior, os professores podiam esperar que o método pedagógico e o conteúdo curricular que usavam durasse toda a vida profissional. Mas hoje, os alunos têm acesso a quantidades quase infinitas de informação na internet…». A ler!

Maria do Céu Patrão Neves conversou sobre as razões que levaram o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida a dar parecer negativo aos projetos sobre a eutanásia votados no Parlamento: «Quando falamos de uma democracia representativa, vale a pena uma consulta direta ao cidadão nesta matéria ético-moral.». Ouça mais!

Beatriz Albuquerque apresenta um novo projeto, “Escrito na Memória“: «Nesta área das artes performativas / cruzamentos disciplinares, tem como ponto de partida a Guerra que existe no momento entre a Rússia e a Ucrânia, dando voz à igualdade de género, raça e religião.». A estreia, com entrada gratuita, está marcada para o próximo dia 9 de dezembro às 17h, no CAMPUS PCS | estúdio 4, na cidade do Porto. Marque já na sua agenda!

Miguel Vale de Almeida foi convidado do novo programa da RTP3, Calendário do Advento, tendo falado de genealogia, memória, hibridez e utopia: «A família é mais do que sangue: quando olhamos para o processo histórico, percebemos que a biologia, para a enorme maioria das pessoas, é uma coisa criada há pouco tempo pois havia no passado uma maleabilidade de adoção, de apadrinhamento, de gerações diferentes a viver juntas, de primos que se tornavam irmãos, que não seguia o modelo de família que se impôs no século XIX.». A não perder!

Partilhar: