De acordo com a edição de 2020 do Open Doors Report on International Educational Exchange,  relatório anual publicado pelo Institute of International Education (IIE) e o Bureau of Educational and Cultural Affairs do Departamento de Estado norte-americano, o número total de estudantes internacionais que frequentaram instituições de ensino superior americanas no ano letivo 2019/2020 apesar de ter sofrido um decréscimo de 1,8%, ultrapassou, pelo quinto ano consecutivo, a barreira de um milhão de estudantes internacionais, tendo sido atingido o número recorde de 1,075,496 de estudantes internacionais nos EUA. Este número representa 5,5% do total de estudantes inscritos em instituições de ensino superior norte-americanas. As disciplinas STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics) continuam a ser as mais procuradas por estes estudantes.

Segundo o mesmo relatório, foi de 934 o número total de estudantes portugueses inscritos em instituições de ensino superior norte-americanas no ano lectivo 2019-2020 , o que representa um decréscimo de 4% em relação ao ano letivo anterior.

Os dados relativamente aos estudantes norte-americanos que escolheram estudar no estrangeiro no ano letivo 2018/2019 revelam um crescimento perto de 1,6% relativamente ao ano anterior, totalizando 347,099, e que a Europa é a primeira escolha, atraindo 56% do número total.

No que diz respeito a Portugal, o relatório deste ano revela um crescimento de 27,9% em 2018/2019, com um total de 1096 estudantes em instituições de ensino superior portuguesas, ultrapassando pela primeira vez a barreira dos 1000 estudantes norte-americanos em Portugal.

A Comissão Fulbright tem trabalhado, em conjunto com a Embaixada dos EUA em Portugal, a EducationUSA e as instituições de ensino superior portuguesas e norte-americanas no sentido de aumentar o intercâmbio educacional entre Portugal e os EUA, através da oferta de bolsas de estudo e da organização e participação em eventos relacionados com o recrutamento de estudantes portugueses e norte-americanos. Alguns exemplos destes eventos são a Feira EducationUSA de universidades norte-americanas realizada anualmente, a participação na NAFSA – Annual Conference & Expo e a organização do Fulbright Portugal/U.S.A. Study Abroad Capacity Building Initiative.

Lisboa, 16 de novembro de 2020