Entre os dias 28 de maio e 1 de junho de 2018, Portugal esteve representado mais uma vez na NAFSA, que este ano decorreu em Filadélfia. Durante os 4 dias de feira/conferência o pavilhão Study & Research in Portugal contou com a visita de mais de 2000 profissionais de educação internacional americanos e de todo o mundo.

A Feira/Conferência NAFSA é o maior encontro internacional dos responsáveis pela internacionalização das instituições de ensino superior e de investigação. No pavilhão Study & Research in Portugal participaram 10 instituções – Instituto Politécnico de Lisboa, Universidade do Porto, Universidade de Coimbra, ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa, Instituto Politécnico de Leiria, ISEG – Lisbon School of Economics and Management, Universidades Lusíada, ISG – Business and Economics School, NOVA School of Business and Economics e Câmara Municipal de Lisboa – Study in Lisbon, acompanhadas pela Direção-Geral do Ensino Superior e pela Comissão Fulbright.

Esta participação constituiu uma importante oportunidade para revelar a diversidade e a qualidade da oferta de cada instituição e reforçar a visibilidade de Portugal como país de destino de estudantes e investigadores internacionais, em particular provenientes dos EUA.

A organização do pavilhão STUDY & RESEARCH IN PORTUGAL na NAFSA contou com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e esteve a cargo de uma comissão de acompanhamento composta pela Comissão Fulbright, Direção-Geral do Ensino Superior, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado, Embaixada de Portugal nos EUA e Embaixada Americana em Portugal.

A iniciativa Study and Research in Portugal integra o compromisso do Governo, através da Resolução de Conselho de Ministros n.º 78/2016 que define as orientações para a articulação da politica de internacionalização do ensino superior e da ciência e tecnologia, no sentido da promoção de políticas públicas alicerçadas na valorização do conhecimento e da qualificação de recursos humanos, reconhecendo as instituições de ensino superior e de ciência enquanto espaços de criação e partilha do conhecimento que promovem a abertura à novidade, estimulam a inovação e contribuem para o desenvolvimento da sociedade, da cultura e da economia portuguesa. Study and Research in Portugal é um instrumento fundamental para a promoção e a internacionalização do país, em domínios como a diplomacia científica, o turismo, a mobilidade, a economia, o património, a língua e a cultura.

O Pavilhão Study and Research in Portugal na NAFSA recebeu no dia 31 de maio a visita da Secretária de Estado para a Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Profª Maria Fernanda Rollo. A Secretária de Estado foi também a oradora principal do Forum Ensino Superior e Ciência Portugal/EUA que a Comissão Fulbright e a Embaixada de Portugal nos EUA organizaram em Washington DC no dia 1 de junho, primeiro dia do “Mês de Portugal nos EUA”, uma iniciativa da Embaixada de Portugal em Washington.

 

A próxima edição da Feira/Conferência NAFSA irá decorrer entre os dias 26 e 31 de maio 2019 em Washington D.C. e terá o tema Global Leadership, Learning, and Change.

Partilhar: