Procura leitura para o seu fim de semana?

Siga os links e fique a saber o que os(as) Fulbrighters escreveram ou disseram ao longo dos últimos dias:

Abel Mateus, doutorado em Economia pela University of Pennsylvania, EUA, e Professor da Universidade Nova de Lisboa, sublinhou esta semana a urgência na produção e distribuição da vacina contra a COVID-19 na União Europeia, escrevendo uma carta aberta à Senhora Presidente da Comissão Europeia e à Presidência Portuguesa da União Europeia – já leu?

Miguel Poiares Maduro, Fulbright Schuman em Harvard Law School, EUA, Professor universitário e ex-ministro Adjunto do Desenvolvimento Regional, iniciou uma nova colaboração com o Jornal Expresso em que dará, promete-nos, uma opinião “objetiva” e “intelectualmente honesta”: «uma opinião [pode ser] verdadeira, mas isso não pode ser confundido com a verdade. Em democracia, a verdade resulta, antes, do pluralismo de opiniões.». Não podíamos estar mais de acordo.

João Marecos, mestre em Direito Privado pela New York University, EUA, Advogado e Consultor da OMS, escreveu também sobre o valor do pluralismo numa democracia e de como o jogo democrático “dá trabalho” mas “vale a pena”. Importante ler!

Laura Pires, visiting scholar no Departamento de American and Portuguese Studies de Georgetown University, EUA, Professora Catedrática Jubilada da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa e Presidente da “Fulbrighters Portugal”, em entrevista analisou os desafios do novo presidente americano, da primeira vice-presidente mestiça e asiática e da imagem da América no mundo: «uma das provas de que os EUA continuam a ser campeões na defesa da democracia é justamente o facto de Kamala Harris ter sido eleita… » A não perder!

José Feijó, visiting scholar no Departamento de Biologia da University of Massachusetts, Amherst, Investigador na University of Maryland, EUA, e Professor Catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, foi convidado do podcast do Jornal Público, “Assim Fala a Ciência”, podendo agora ouvi-lo falar sobre a relevância das ideias de Charles Darwin e, a propósito de evolução, das transformações do vírus SARS-CoV-2, um tema em foco por causa das novas variantes que têm surgido. Não perca!

Daniela Melo, scholar researcher no ICS, Universidade de Lisboa, e Professora de Government & International Relations na Boston University, EUA,  falou com o Jornal de Notícias sobre as mulheres e as minorias ao comando dos EUA durante os próximos 4 anos: «em termos de nomeações não-brancas para os 15 principais departamentos, Biden assemelha-se a Barack Obama e Bill Clinton.» – já conhece estes rostos da nova Administração americana?

Ana Isabel Xavier, SUSI scholar na área de International Relations & Political Science no Institute for Training and Development Amherst, EUA, e Professora na Universidade Autónoma de Lisboa, analisou a posse de Joe Biden como Presidente dos Estados Unidos: «A América quer voltar ao normal». Não deixe de ouvir a Fulbrighter na Antena 1.

Diana Soller, doutorada em Ciência Política pela University of Miami, EUA, e Investigadora no Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa, no Especial 24 da TVI  refletiu também sobre a tomada de posse de Joe Biden e de como, apesar da pandemia e do estado de sítio da cidade de Washington D.C., muitas das tradições serão cumpridas – ainda vai a tempo de a ouvir.

Raquel Vaz Pinto, SUSI scholar em U.S. Foreign Policy na Bard College, EUA, na sua crónica semanal da TSF pensou a América nas horas seguintes ao Dia da Inauguração: «são momentos de regresso à previsibilidade, com prudência e cautela.” – não concorda?

Partilhar: