Procura leitura para o seu fim de semana?

Siga os links e fique a saber o que os(as) Fulbrighters escreveram ou disseram ao longo dos últimos dias:

Diana Soller, doutorada em Ciência Política pela University of Miami, EUA, e Investigadora no Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa, escreveu sobre a atual fase da política internacional: «Não consigo deixar de fazer um paralelo entre o início da Guerra Fria e o início do conflito pela transição de poder entre os Estados Unidos e a China. No final dos anos 1940, como hoje, houve uma mudança abrupta na geometria das alianças…». O que lhe parece?

André Peralta Santos, doutorando na University of Washington em Seattle, EUA, Médico Epidemiologista e Diretor de Informação (DGS), em entrevista ao Jornal Público alertou para a importância de não se baixar a guarda à COVID-19: «Este vírus é uma constante lição de humildade… há uma mudança que nos põe novamente em sentido, agora com a variante Ómicron.». Please, stay safe!

Luís Cabral, doutorado pela Stanford University, visiting scholar no Departamento de Economia de Boston University, EUA, Professor da Universidade de Nova Iorque e da Aese, refletiu criticamente sobre a doutrina de “degrowth” defendida por muitos ecologistas no presente: «A teoria baseia-se no princípio de que a melhor ou a única forma de reduzir o carbono na atmosfera é reduzir o nível de actividade económica. E essa abordagem é muito limitada e limitante.». Concordará?

João Marecos, mestre em Direito Privado pela New York University, EUA, Advogado e Consultor da OMS, escreveu sobre o novo álbum do cantor Dino d’Santiago, “Badiu”, não como crítico de música, que não é, mas enquanto seu beneficiário: «Sim, beneficiário, não só da boa música, mas sobretudo da boa mensagem, aquela que guia, que sugere, não como um sermão, mas como um sereno conselheiro, um irmão mais velho.». Tem mesmo de ler a crónica do Fulbrighter e, já agora, ouvir a música em português e em crioulo cabo-verdiano… deixe-se embalar pelas palavras e de um e de outro!

Miguel Cisneiros, SUSI for Student Leaders on Civic Engagement, University of South Carolina, EUA, e mestrando em Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento da Universidade de Lisboa, pensou sobre as queixas dos estudantes universitários portugueses, por exemplo, quanto ao valor das propinas: «(…) nem os antigos 1063 euros nem os actuais 697 euros anuais equivalem ao custo real de uma formação no ensino superior, sendo o exemplo mais directo o do valor investido pelos contribuintes na formação de um estudante de Medicina numa universidade pública.». Não deixe de o ler!

Jessica Phan, US student to Portugal, Universidade do Porto, MD and PhD. candidate, Harvard Medical School, USA, had her testimony broadcast live during the 75º Fulbright Anniversary Celebration, at the Kennedy Center Performing Arts in Washington DC, last Tuesday: «Incredibly honored to be recognized alongside such extraordinary Fulbright alumni in Science, Technology, and Public Health. I am proud to be representing Fulbright Commission Portugal at #Fulbright75 event, where I’ll be sharing my experiences from my time in Portugal and beyond.». Thank you, Jessica, it was wonderful to see you!

You can watch the ceremony and be inspired too! Right here!

Partilhar: