(de um quintal de Seattle, Washington, EUA)

 

Quase um mês após a tomada de posse da nova Administração norte-americana, partilhamos hoje o depoimento inspirador do Fulbrighter Francisco Carvalho, a desenvolver investigação na University of Washington, Seattle, College of the Environment, School of Aquatic and Fishery Sciences, ao abrigo de uma Bolsa Fulbright para Investigação com o apoio da FCT:

«Não posso deixar de refletir na singularidade do momento em que me encontro. Poder acompanhar in loco a tomada de posse do 46º presidente dos EUA, Joe Biden e da nova administração é por si só uma oportunidade única. Não é só única pelo que representa na história da democracia deste país que acabou de eleger a sua a primeira mulher Kamala Harris como vice-presidente, mas também porque nos encontramos num período marcante na nossa história, onde procuramos elevar ao limite a nossa resistência e resiliência perante uma pandemia que tem desafiado toda a humanidade.

O momento era difícil e crucial e os cidadãos americanos que demonstraram mais uma vez ao mundo a força da democracia, aguardavam ansiosamente e esperançosos por um país de olhos postos no futuro, comandado pela voz do seu 46º Presidente e da sua nova administração que retribuíram e acalmaram os americanos com um discurso calmo, inspirador, de coragem e, sobretudo, de união.

Na cinzenta cidade de Seattle o dia acordou curiosamente solarengo e nas ruas, nos quintais e nas varandas viam-se cartazes de apoio à nova administração. No centro da cidade alguns cidadãos embalados pela alegria do momento e com cartazes de apoio conseguiram parar o trânsito momentaneamente. Dentro das casas, quando timidamente espreitava, os olhos voltavam-se para os ecrãs e, em alguns casos, brindava-se. Aqui em casa, ao final do dia embalados de novo na voz e nos versos de Amanda Gorman e sorrimos, inspirados e esperançosos, de que este país e o mundo iriam acordar no dia seguinte mais unidos e preparados para o que reserva o futuro.»

Muito obrigada, Francisco, e continuação de um bom trabalho!

Partilhar: