«Por onde começar? Revelou-se uma tarefa muito mais difícil do que esperava traduzir em palavras tudo o que vivenciei em 5 semanas nos Estados Unidos da América e o impacto que este programa causou em mim, mas se tivesse de tentar definir em algumas palavras o que mais senti após esta magnífica experiência, utilizaria palavras como transformação, mudança e elevação.

Este programa alterou a minha ótica em variados campos, devido a todas as pessoas que conheci, todo o conhecimento que foi partilhado, todas as cidades e Estados que visitámos, todas as tarefas que realizámos … Memórias que ficarão para sempre gravadas em mim, experiências que mudaram a minha maneira de pensar, de ver o mundo, que aumentaram a minha motivação para alcançar tudo o que desejo para mim e para a minha comunidade.

Apesar de ter uma grande dificuldade em colocar esta experiência por palavras, é bastante fácil dizer o que mais gostei e o que mais me marcou. E foram, sem dúvida, as pessoas que conheci e agora amigos que levo para vida. Durante 5 semanas, 24 horas por dia, convivi com 21 jovens de 16 países diferentes. E apesar das grandes diferenças culturais que fomos encontrando, das discussões (muito produtivas) que tivemos, são pessoas incríveis que me mostraram diferentes perspetivas, que me fizeram crescer e tornaram-me um melhor Ser Humano.

Este projeto é extremamente completo e a maneira como é aplicado torna todo o processo muito mais enriquecedor. Passamos por “aulas” na universidade, diga-se antes, discussões em que todos participam relativamente ao tema determinado para aquela semana, passando por palestras feitas por grandes figuras e profissionais nos temas abordados, deslocando-nos concretamente para o campo, ajudando a construir jardins, casas, trabalhando com crianças, visitando novos Estados e cidades, conhecendo museus, gastronomia local, novas pessoas …

Não posso terminar o meu testemunho sem dar uma palavra de apreço aos propulsores deste programa e às pessoas que desde o primeiro dia nos dão um acompanhamento fantástico, com isto refiro-me à comissão Fulbright em Portugal, à FHI360, ao Departament of State, à Universidade da Carolina do Sul por nos acomodar, sendo essencial, referir que a hospitalidade do Sul é de facto real e é admirável. Por fim, mencionar duas pessoas muito especiais que garantiram que a nossa experiência nos EUA fosse maravilhosa, tomando uma atenção exímia a todos os detalhes, permitindo assim uma grande facilidade na adaptação, Ray e Alisha, obrigado por tudo.

Devo dizer que é impossível espelhar por palavras tudo o que foi vivido em terras americanas, isso é algo que ficará apenas para os estudantes SUSI, é um programa excecional, definitivamente life changing.

Para finalizar, gostaria de terminar com uma frase que ouvi numa noite em Filadélfia, depois de várias horas à procura do hotel, e que foi um dos marcos desta viagem para mim: “The most important thing at the end of the day is having some food in your belly”.»

Rui Sousa, Novembro, 2018

Rui Sousa participou no programa SUSI for Student Leaders from Europe on Civic Engagement organizado pela Universidade de South Carolina, durante os meses de julho e agosto. Os custos da participação foram integralmente suportados pelo Departamento de Estado dos EUA.


Partilhar: