«É com uma felicidade imensurável que recordo a minha participação no programa SUSI for Student Leaders from Europe on Civic Engagement. As quatro semanas que passei no campus da Universidade da Carolina do Sul foram inesquecíveis e as saudades são imensas. Durante a minha estadia, tive a oportunidade de conhecer, ouvir e aprender com professores e oradores incríveis, que com a maior amabilidade nos transmitiram o seu conhecimento, sendo que me sinto uma privilegiada e agradeço as palavras de encorajamento no que respeita ao meu desejo de prosseguir os meus estudos nos Estados Unidos.

Para lá da componente teórica que abarcou uma panóplia de temas desde o estudo da história dos Estados Unidos (de colónia a país com um sistema federal), passando pela análise das comunidades e realidades políticas e sociais onde se incluem temas como participação cívica e liderança, desigualdades, tensões raciais, ficam na memória as inúmeras visitas que realizamos a marcos históricos não só na Carolina do Sul, como também na Carolina do Norte, em Williamsburg no Estado da Virgínia, a Filadélfia no Estado da Pensilvânia e a Washington D.C. que permitiram que nós, os participantes, pudéssemos não só compreender ao pormenor e de uma maneira interativa os temas em discussão como também conhecer o país em si.

No que respeita ao nível mais pessoal, jamais imaginei que tivesse a oportunidade de conhecer e estabelecer laços com pessoas tão dinâmicas, diversas e acolhedoras que não só partilharam comigo as suas histórias e modo de vida, como expuseram com uma honestidade e abertura surpreendente o seu modo de pensar e as suas opiniões num país onde o ambiente de polarização política é palpável. Com todos eles aprendi bastante e as conversas que mantive com republicanos e democratas reforçaram a minha convicção de que é nosso dever ajudar a desconstruir dogmas e de continuar a condenar o julgamento de caráter de alguém tendo em consideração as suas opiniões e/ou convições políticas o que tornou esta experiência ainda mais enriquecedora e educativa.

Em conclusão, não poderia deixar de agradecer mais uma vez à Universidade da Carolina do Sul pela hospitalidade típica do Sul, à Fulbright Portugal sem a qual nada disto teria sido possível, à FHI 360, à Embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal e ao Departamento de Estado dos Estados Unidos da América por me proporcionarem a oportunidade de uma vida.»

Leonor Braçais, novembro 2019

Leonor Braçais participou no programa SUSI for Student Leaders from Europe on Civic Engagement organizado pela Universidade da Carolina do Sul, durante os meses de julho e agosto. Os custos da participação foram integralmente suportados pelo Departamento de Estado dos EUA.

 


Partilhar: