«A 38 887,3 milhas de distância e já passados dois meses desde o regresso, ainda não consegui encontrar palavras suficientes para descrever esta aventura, as pessoas com quem me cruzei e a constante aprendizagem que foi o Programa SUSI 2018. Ainda assim, se tivesse de descrever toda esta experiência numa só palavra seria: MUDANÇA.

Entre um dia passado a construir casas para famílias da Carolina do Sul, outro num centro de meninas e meninos para juntos brincarmos, outro ainda, a fazer bricolage num jardim comunitário em Philadelphia, entre tantas outras atividades em diferentes vertentes de voluntariado, aprendemos que a mudança começa em nossa casa, passa pela vizinhança onde vivemos, pela nossa escola e universidade, pela sociedade e vai até onde cada um de nós quiser rumar.

Aprendemos ainda que os americanos são um povo que sabe acolher e disfrutar a diferença, que a Southern Hospitality é um valor que se deve expandir por todos os pontos da bússola, que jovens, vindos de países que três mãos cheias não são suficientes para contar, podem caminhar de mãos dadas como verdadeiros amigos.

Foram cinco semanas intensas, que me deixaram com um olhar mais atento aos que me rodeiam, que me fizeram crescer.

Regressei de coração cheio e com vontade de contribuir para a mudança da comunidade onde vivo e, por isso, por me terem passado o “bichinho”, deixo um obrigada e um abraço apertado aos SUSIs, aos coordenadores, Alisha e Ray, e a todos os que desenharam e tornaram este programa possível.

À University of South Carolina deixo o último desejo: Go Gamecocks! 🤙🏽»

Isabel Aparício participou no programa SUSI for Student Leaders from Europe on Civic Engagement organizado pela Universidade de South Carolina, durante os meses de julho e agosto. Os custos da participação foram integralmente suportados pelo Departamento de Estado dos EUA.

 

Partilhar: