«É um verdadeiro desafio converter em palavras esta experiência, visto que o facto de ela ter tido um fim impede-me de a denominar como perfeita. Contento-me, portanto, em dizer que o que vivenciei a um oceano de distância é indescritível.

Se um ano atrás me tivessem dito que seria escolhido para participar no SUSI 2018, um programa concebido de forma tão completa para nos dar a conhecer mais sobre um tema tão urgente, ao lado de pessoas tão especiais, não teria acreditado.

Após a chamada que veio confirmar a minha participação, a ansiedade não deixou de crescer. As expectativas foram muitas, mas a vivência em si superou-as todas.

Ter a oportunidade de aprofundar o meu interesse neste tema no estado americano conhecido como o mais green – Oregon – e ter um contacto direto com especialistas e as suas teses relativas aos diversos âmbitos relacionados com o ambiente permitiu-me não só expandir os meus conhecimentos mas também tornar-me mais otimista face ao futuro. Além disso, conhecer os Estados Unidos, a sua cultura e a sua riqueza natural ao lado de 21 participantes de realidades tão distintas e backgrounds académicos tão diferentes, unidos por uma paixão em comum, apenas contribuiu para transformar esta experiência em algo inestimável.

Certamente, superar as minhas inseguranças para candidatar-me a este programa foi uma das melhores decisões que já tomei. Ao retornar, trouxe comigo uma bagagem extra, cheia de experiências, novos conhecimentos e, acima de tudo, amizades para a vida.

Gostaria de deixar um especial obrigado à comissão Fulbright Portugal, à FHi360, à University of Oregon e às coordenadoras do programa (Sandra, Becki e Karyn).

Como canta Mat Kearney em ‘Coming Home’: ‘I left my heart in Oregon.’

Go Ducks!»

Hiago Alves, outubro de 2018

Hiago Alves participou no programa SUSI for Student Leaders from Europe on Environmental Issues organizado pela Universidade do Oregon, Eugene, Oregon, durante os meses de julho e agosto. Os custos da participação foram integralmente suportados pelo Departamento de Estado dos EUA.


Partilhar: