«Há uns meses atrás aterrava em Chattanooga após 24 horas entre aeroportos e aviões. Na viagem para o campus o responsável pelo programa SUSI na University of Tennesse at Chattanooga – UTC – disse-me (a mim e ao resto do grupo) que nas próximas semanas íamos aprender a pensar: não só sobre a cultura nos EUA mas também sobre o mundo que nos rodeia e as questões socioeconómicas que nos assaltam o pensamento diariamente.

A verdade é que as semanas que se seguiram foram a melhor experiência que tive até ao dia de hoje: num grupo dinâmico de 22 estudantes de 19 países diferentes (aos quais agora tenho a honra de poder chamar de amigos) explorámos a vertente do empreendedorismo social abordando aspectos como a diversidade, a liderança e a gestão. Todas as lições que aprendíamos eram aprofundadas junto de atividades mais práticas, o que resulta numa complementaridade que nos fazia emergir tanto na cultura estrangeira como nos assuntos de que estávamos a estudar.

As 5 semanas passaram a correr, num horário preenchido e sem tempo para aborrecer, tive oportunidade para conhecer a evolução da cidade de Chattanooga (que passou da mais poluída nos EUA para um dos melhores locais para viver), o sentido de comunidade característico do sul e também outras cidades americanas e o que as caracteriza (Atlanta, Nashville e Hunstville).

A componente teórica não podia ter terminado de uma melhor maneira: uma viagem a Nova Iorque que juntou tanto o aspeto turístico como o empreendedor (através de visitas a incubadoras) onde pudemos experienciar a magia da cidade que nunca dorme e seguir para a última paragem – Washington D.C. – onde apresentámos os projetos até então desenvolvidos e conhecemos os participantes dos restantes institutos.

Agora de volta a casa, com mil e uma memórias, ensinamentos que me vão acompanhar para sempre, de coração cheio e vontade de voltar, tenho a garantia de que não podia ter passado o meu verão de melhor forma.»

Catarina Sousa, setembro de 2018

Catarina Sousa participou no programa SUSI for Student Leaders from Europe on Social Entrepreneurship organizado pela Universidade do Tennessee – Chattanooga, durante os meses de julho e agosto. Os custos da participação foram integralmente suportados pelo Departamento de Estado dos EUA.


Partilhar: