«Novas pessoas, novos lugares, novos saberes, nova língua, nova cultura, novo eu!

De uma forma bastante resumida, esta foi a minha experiência nas cinco semanas que passei nos Estados Unidos da América, na Universidade de Oregon (Go ducks!), com o programa SUSI Environmental Issues.

Desde o momento em que recebi a notícia de que tinha sido selecionada, cresceu dentro de mim um sentimento enorme de aventura e entusiasmo, e a verdade é que não fiquei de todo desiludida. O programa está planeado para que possamos aprender o máximo possível sobre a cultura americana, sobre os problemas ambientais daquela região e suas soluções, e sobre os nossos colegas europeus.

Em termos académicos, o programa permitiu-me conhecer novas técnicas de combate às alterações climáticas, assim como organizações não governamentais focadas neste objetivo. Por outro lado, tive a excelente oportunidade de desenvolver a minha própria ideia através do projeto Capstone.

Sendo verdadeiramente um programa intensivo (mas recompensante), começámos a primeira semana com um trabalho de grupo com o tema “American Voices, American Values”, em que tivemos de entrevistar cidadãos americanos sobre temas fraturantes como o ambiente, a imigração, a posse de armas, entre outros. Este foi o melhor ponto de partida, porque nos permitiu conhecer e perceber os pensamentos e valores dos americanos, assim como os dos nossos colegas de grupo.

A partir desta semana seguiram-se inúmeros trabalhos em equipa, visitas de estudo, palestras, atividades de voluntariado, jogos de basquete no ginásio da universidade (bastante renhidos), idas ao rio e ao mercado semanal, degustações regulares da culinária norte americana, compras nas lojas de segunda mão, e explorações ao estado mais bonito e verdejante da América, até que o nosso excelente tempo em Eugene se esgotou…

Seguiu-se uma visita por Portland, New Orleans e Washington D.C., todas estas cidades tinham uma beleza e vida diferente, e por isso complementaram-se na perfeição formando a melhor amostra da grandeza e beleza americana.

Agora, de regresso a casa, perguntam-me muitas vezes o que mais me marcou nestas cinco semanas, e a verdade é que tudo me marcou e me transformou. Tornei-me uma pessoa mais tolerante, mais sonhadora, muito mais aventureira e confiante, ganhei novos amigos que me ensinaram a olhar o mundo como se fosse a minha casa e a nunca ter medo de o explorar. Vivi histórias e momentos incríveis e percebi que tudo é possível, se apenas decidirmos dar o primeiro passo.

Ao programa SUSI, ao Department of State, à Fulbright, à FHI360, às nossas maravilhosas professoras (Becki, Sandra e Karyn), a todos os estudantes americanos que serviram de nossos embaixadores e à minha nova família europeia de 22 jovens inspiradores deixo o meu mais sentido:

Thank you!

I left my heart in Oregon, but I take with me stories to tell, memories to remember, knowledge to share, dreams to live and the hope of one day going home to the place I belong.»

Ana Sofia Henriques, setembro 2018,

Ana Sofia Henriques participou no programa SUSI on Environmental Issues organizado pela Universidade de Oregon, Oregon, EUA, durante os meses de julho e agosto. Os custos da participação foram integralmente suportados pelo Departamento de Estado dos EUA.


Partilhar: