O processo de obtenção de um estágio é demorado, pelo que é importante iniciá-lo com a antecedência necessária. Para além de ser necessária obter a aceitação por parte da organização onde se vai realizar o estágio, é também necessário tratar do procedimento para o respetivo visto.

Os interessados em realizar um estágio nos EUA poderão fazê-lo de duas formas:

  • De forma autónoma, procurando um local de estágio nos EUA. Para tal, deverão fazer uma pesquisa dos potenciais locais de estágio e contactá-los diretamente, certificando-se de que estão oficialmente autorizados a emitir o respetivo visto válido para estágios, geralmente o visto J-1. Se não estiverem autorizados, então será necessário recorrer à intermediação de uma das organizações listadas em baixo que tratarão do procedimento para o respetiv visto.
  • Diretamente através de um intermediário. O link em baixo lista as empresas intermediárias que procuram locais de estágio para cidadãos não americanos e que estão oficialmente autorizadas a emitir o visto J-1, o tipo de visto que é normalmente atribuído aos estagiários internacionais.

No caso dos estágios integrados em programas académicos, será conveniente começar por contactar o gabinete de relações internacionais da universidade que o estudante frequenta, já que este pode ter contactos com instituições norte-americanas que recebam estagiários. Caso não possuam esses contactos, o estudante poderá apresentar uma proposta de estágio específica à sua universidade.

Link para base de dados das organizações oficialmente autorizadas pelo Departamento de Estado a emitir o visto J-1 www.j1visa.state.gov/participants

De seguida, lista-se alguns das empresas intermediárias com autorização para emissão do visto J-1:

www.culturalvistas.org

www.cipusa.org

www.expint.org

www.interexchange.org

www.aiesecus.org

www.cicdgo.com

www.humanityinaction.org

www.artsandartists.org

www.intrax.edu/usa-internships

 

Partilhar: