Especialização médica nos EUA
Um estudante que tenha concluído o Mestrado Integrado em Medicina por uma das universidades portuguesas que oferecem esse curso em Portugal pode a candidatar-se a programas de especialização médica nos EUA depois de ter concluído com sucesso o processo de certificação do ECFMG (Educational Commission for Foreign Medical Graduates). Para esse efeito, o estudante poderá iniciar o processo de certificação das suas qualificações ainda antes de terminar o Mestrado Integrado em Medicina em Portugal, mais especificamente, a partir do quarto ano de estudos do seu programa de Mestrado. Esse processo é iniciado junto do Educational Commision for Foreign Medical Graduates (ECFMG) que é a organização nos EUA com competência para atribuir equivalência de um diploma estrangeiro em Medicina (IMGs – International Medical Graduates) ao grau de Medical Doctor nos EUA.
Apresenta-se de seguida a informação sumária que deve ser consultada na integra na página do ECFMG em: https://www.ecfmg.org/cvs/index.html
Etapas do processo de candidatura à especialidade médica nos EUA
Este texto apresenta a informação sobre o processo de candidatura a uma especialidade nos EUA na sua forma mais resumida. A informação completa sobre cada uma das fases de candidatura pode ser encontrada nas respectivas páginas de Internet das instituições seguidamente listadas.
Para ser elegível como candidato a um programa de especialidade nos EUA, o estudante português terá em primeiro lugar que conseguir a certificação dos seus estudos em medicina realizados fora do território dos EUA ou do Canadá. Só depois de obtida essa certificação é que o estudante de medicina de uma universidade fora dos EUA (ou Canadá) será considerado elegível para um programa de especialidade nos EUA.
Certificação pelo Educational Commission for Foreign Medical Graduates (ECFMG)
A organização competente nos EUA para certificar diplomas de medicina obtidos fora dos EUA é o Educational Commission for Foreign Medical Graduates (ECFMG) cuja página de Internet é www.ecfmg.org
O processo do pedido de certificação pode ser iniciado ainda antes da conclusão do Mestrado Integrado em Medicina e consiste numa série de diferentes passos, nomeadamente:
Verificação da universidade estrangeira:
A universidade que o estudante frequenta ou onde concluiu a licenciatura de medicina terá que fazer parte da lista da World Directory of Medical Schools. Essa lista pode ser consultada através do seguinte endereço https://www.wdoms.org/
Requisitos da certificação do ECFMG:
- USMLE Step 1
- USMLE Step 2 CK (Clinical Knowledge)
- USMLE Step 2 CS (Clinical Skills)
O USMLE (United States Medical Licensing Examination) é uma série de 3 exames, o USMLE Step 1, o USMLE Step 2 Clinical Knowledge (Step 2 CK) e o USMLE Step 2 CS (Clinical Skills). Estes exames podem ser realizados em vários centros de testes em todo o mundo e também em Portugal. Os centros de testes são administrados pela organização Prometric cuja página de Internet é www.prometric.com/ Atenção que o centro de testes em Portugal só aparecerá nos resultados da procura de centros de testes em Portugal depois de realizada a inscrição do candidato junto da ECFMG e da obtenção do número de candidato.
Depois da conclusão com aproveitamento de cada um destes elementos, o candidato conseguirá a certificação da ECFMG que o equipara a um graduado numa escola de medicina norte-americana ou canadiana e estará finalmente em condições de apresentar a sua candidatura a um programa de especialidade nos EUA.
Procura de um programa de especialidade médica nos EUA
A lista oficial de instituições e de programas de especialidade é publicada pela American Medical Association (AMA), mais especificamente no diretório de programas de especialidade chamado FREIDA ON-LINE (www.ama-assn.org/life-career/residencies-fellowships). Este diretório permite a procura por especialidade, estado ou região geográfica, entre outros critérios, e posteriormente apresenta os programas que preenchem os critérios selecionados disponibilizando informação sobre a instituição, a localização, o número de vagas existentes, o procedimento e os vários elementos de candidatura exigidos.
O candidato deve prcurar os programas de especialidade que lhe interessam e para cada um, consultar a informação específica disponibilizada pela instituição seleccionada.
Candidatura a um programa de especialidade
O candidato deve ler minuciosamente a informação disponibilizada pela instituição / hospital que oferece a especialidade e determinar o seguinte:
- Se a instituição / hospital aceita o envio directo da sua candidatura;
- Se a instituição / hospital requer que a sua candidatura seja entregue através da ERAS;
- Se a instituição / hospital requer que o candidato se inscreva no serviço NRMP.
Se a instituição aceitar que o candidato entregue directamente a sua candidatura junto da instituição, o candidato deverá contactar a instituição / hospital através dos contactos indicados na FREIDA on-line.
Se a instituição / hospital requerer que a candidatura seja entregue através do sistema de gestão de candidaturas ERAS (Electronic Residency Application Service), o candidato deverá visitar a página da American Association of Medical Colleges em https://students-residents.aamc.org/ e procurar o link para a ERAS, ler as informações sobre o serviço e registar-se. Este serviço permite ao candidato enviar a sua candidatura simultaneamente para os vários programas de especialidade que selecionou.
Se a instituição / hospital requerer que o candidato se inscreva previamente no serviço NRMP (National Resident Matching Program), o candidato deverá visitar a página www.nrmp.org e informar-se sobre as condições de inscrição e prazos. Este serviço cria listas ordenadas dos candidatos e faz a correspondência com os vários programas de especialidade existentes.