Medicina nos EUA
Estrutura dos estudos de Medicina nos EUA
Nos Estados Unidos não é possível iniciar estudos de medicina após o ensino secundário. Os estudos de Medicina são considerados um professional degree program e implicam a conclusão prévia de uma licenciatura, geralmente de quatro anos, noutra área de estudos.
Existem programas de licenciatura designados pre-med, que são especialmente destinados a estudantes que pretendam candidatar-se posteriormente à escola de medicina, no entanto não é obrigatório que o estudante frequente um destes programas, bastando que a licenciatura completada inclua as disciplinas que são pré-requisitos para candidatura à escola de medicina.
O percurso do estudante começa assim por uma licenciatura (bachelor’s degree) de quatro anos, após o que o estudante se candidata à escola de medicina para realizar mais quatro anos de estudos em medicina e obter o grau de Medical Doctor (MD). Após obtenção do MD é possível a candidatura ao internato e especialização médica em hospitais universitários com duração variável de 3 a 7 anos.
Taxa de sucesso nas admissões à escola médica
A admissão às escolas de medicina norte-americanas por parte de estudantes internacionais que estudaram fora dos EUA é extremamente reduzida. Muitas escolas de medicina simplesmente não consideram as candidaturas de estudantes internacionais e de todos os estudantes inscritos em escolas de medicina nos Estados Unidos só cerca de 3% são estudantes estrangeiros. As hipóteses de admissão aumentam quando o estudante possui autorização de residência (green card) ou quando estudou pelo menos um ano numa universidade norte-americana.
Custos da frequência do programa MD
O custo anual das propinas e taxas para cada ano de estudos pode atingir os 80 mil dólares. A acrescentar a estes custos há o custo de vida que pode variar entre USD $15,000 e $25,000, dependendo da localização da escola.
Processo de candidatura à escola de medicina
Há duas formas de enviar candidaturas a escolas de medicina nos EUA. Se a escola for membro do American Medical College Application Service (AMCAS), o estudante tem que se candidatar através da AMCAS. Se não for esse o caso, o estudante deverá consultar as instruções indicadas pela própria escola relativas ao processo de candidatura.
O AMCAS é um serviço centralizado que processa as candidaturas às escolas de medicina e faz uma primeira selecção das candidaturas recebidas. As candidaturas que passarem esta primeira seleção são enviadas às escolas para avaliação. O site da AMCAS possui informação completa sobre este assunto: https://students-residents.aamc.org/.
Avaliação das candidaturas a programas de MD
Estudos completados
Tal como referido acima, há requisitos relativos à área da licenciatura geralmente exigidos pelas escolas de medicina. Não é no entanto obrigatório que o estudante tenha concluído uma licenciatura em Biologia, Química ou noutra área científica. Desde que o programa de estudos tenha incluído as disciplinas que a escola de medicina indica como pré-requisitos, não háverá obstáculos a que a área de estudos tenha sido, por exemplo, nas humanidades ou ciências sociais. Algumas escolas de medicina podem exigir que o estudante tenha frequentado também disciplinas de matemática ou ciências do comportamento, entre outras.
Em relação aos estudos completados pelo estudante, é importante não só o conteúdo do programa completado, mas também a média final de conclusão. É normalmente pedida uma nota mínima de 17 valores (sensivelmente equivalente a 3.5 pontos na escala GPA).
Medical College Admission Test (MCAT)
O MCAT é um teste uniformizado com duração de sete horas e meia exigido pela maioria das escolas médicas americanas. O resultado obtido neste teste é um dos fatores mais importantes na avaliação da candidatura. O teste é classificado na escala de 1 a 518. As informações atualizadas sobre este teste podem ser consultadas aqui:
https://students-residents.aamc.org/applying-medical-school/taking-mcat-exam/prepare-mcat-exam/
Ensaio (Personal Statement)
Trata-se de um texto que o estudante tem que escrever sobre o seu percurso e a sua motivação para estudar medicina. Deve ser cuidadosamente preparado, já que é decisivo no processo de admissão.
Cartas de recomendação
Podem ser de professores, médicos ou outros supervisores de trabalho voluntário, que possam escrever sobre as capacidades e vocação do estudante.
Experiência relacionada com serviços na área da Saúde e comunitários
Actividades extracurriculares relacionadas com serviços da área da Saúde, em regime de voluntariado, por exemplo, que demonstrem a dedicação e vocação do estudante.
Entrevista na universidade
São normalmente chamados a uma entrevista os estudantes mais promissores. A entrevista é realizada por professores e membros do júri de selecção.
Conteúdos dos programas de MD
Durante os dois primeiros anos são estudadas ciências médicas básicas, tais como anatomia, bioquímica, fisiologia, microbiologia, patologia e farmacologia, bem como ciências do comportamento, introdução às técnicas de entrevista e examinação de pacientes e introdução aos cuidados de saúde. Durante o terceiro ano, o estudante adquire experiência com doentes hospitalizados e procedimentos clínicos e administrativos nas áreas de medicina interna, clínica geral, pediatria, obstetrícia e ginecologia, cirurgia e psiquiatria. O quarto ano tem disciplinas obrigatórias e outras opcionais em que o estudante ganha experiência adicional no cuidado de doentes.