Processo de Candidatura – Doutoramento
Os estudantes deverão candidatar-se a mais do que uma universidade para aumentar as possibilidades de admissão. É muito aconselhável que os estudantes façam uma tabela com o resumo das informações mais importantes sobre as universidade a que vão concorrer (requisitos, prazos de candidatura, etc.) para poderem facilmente controlar o estado de cada candidatura. O prazo para aceitação de candidaturas é definido pelas universidades e podem variar entre novembro e março. Geralmente o processo de candidatura inclui os seguintes elementos:
– Certidões e diplomas de graus académicos completados
As universidades exigem habitualmente as certidões originais dos graus académicos completados que o estudante deve enviar acompanhados pelas respetivas traduções em inglês. Caso o estudante tenha frequentado outros cursos relacionados com a sua área de estudo, deve enviar também os respectivos certificados e as traduções dos mesmos.
É também frequente as universidades pedirem que as certidões sejam submetidas junto de uma credential evaluation agency, sendo que nesse caso deverá cumprir-se esse requisito. As credential evaluation agencys são empresas especializadas na verificação de documentos académicos estrangeiros e na indicação da sua correspondência aos graus académicos norte-americanos. As agências habilitadas a prestar este serviço estão listadas nesta página: http://www.naces.org/members.html
– Média de conclusão dos programas académicos
Por vezes é pedido aos candidatos que indiquem a média final dos vários programas académicos completados, sendo que nesse caso o candidato poderá estabelecer a correspondência da sua média final para a escala GPA (Grade Point Average), a escala usada para cálculo da média final ponderada nos EUA. A escala GPA é de 0 a 4 pontos, sendo que a nota de passagem é geralmente 1.0 correspondente a 10 valores na escala 0-20 e 4.0 correspondente a 20 valores na mesma escala. É também aconselhável o envio do Suplemento ao Diploma para cada grau académico obtido.
– Testes de admissão
Os estudantes estrangeiros que não têm o inglês como língua mãe, terão que fazer o Test of English as a Foreign Language (TOEFL). Os estudantes podem também ter de fazer o Graduate Record Examination (GRE) ou o Graduate Management Admission Test (GMAT), no caso de se candidatarem a um programa em Gestão. Os estudantes que se candidatam a programas nas áreas de Biologia, Bioquímica, Biologia Molecular e Celular, Física, Química, Matemática, Psicologia e Literatura em Língua Inglesa poderão ter também que fazer o GRE Subject respectivo.
Os estudantes devem fazer estes exames com bastante antecedência para terem possibilidade de os repetir no caso de o resultado não ser suficientemente bom e terem o resultado enviado para as universidades antes de terminado o prazo de aceitação de candidaturas.
– Cartas de recomendação
O número de cartas necessárias varia de universidade para universidade. Os estudantes deverão pedir as cartas a professores e empregadores, caso tenham experiência de trabalho, que possam escrever sobre as capacidades e potencialidades do estudante para prosseguir os estudos. Algumas universidades exigem cartas confidenciais, ou seja, que não sejam lidas pelo estudante e, quando assim for, as cartas devem ser enviadas em envelopes fechados e assinados no fecho pelo autor da carta.
– Textos de motivação
É habitualmente pedido que o estudante redija um ou mais textos sobre os motivos da sua candidatura e os seus objectivos de estudo, ou outros temas. Estes textos, normalmente denominados “Statement of Purpose” ou “Personal Statement” são uma parte muito importante da candidatura e podem ser mesmo o factor determinante na admissão ou rejeição de um candidato.
– Entrevista
Quando as universidades exigem que o estudante compareça a uma entrevista, o estudante pode sugerir que a mesma seja feita pelo telefone, caso não tenha possibilidades de se deslocar até à universidade para esse fim.
– Custos envolvidos
Cada candidatura implica o pagamento de uma taxa de candidatura, não reembolsável, e dos custos inerentes ao processo (originais e cópias autenticadas de documentos, traduções, expedição de documentos por correio expresso, relatórios suplementares de resultados nos testes de admissão, etc.), além do tempo dispendido a preencher formulários e a redigir textos, pelo que um número muito elevado de candidaturas (mais de 7) pode tornar-se incomportável para alguns estudantes.