Objetivo

O Programa Fulbright Foreign Language Teaching AssistantFLTA tem como objetivo reforçar o ensino de línguas estrangeiras nas instituições americanas de ensino superior, ao mesmo tempo que permite a jovens professores desenvolverem as suas capacidades de ensino, aumentarem a sua proficiência na língua inglesa e expandirem o seu conhecimento da cultura e dos costumes norte-americanos, ao frequentarem em simultâneo um programa académico (não conducente a grau) numa instituição de ensino pós-secundário americana. Para além dos seus próprios estudos, os(as) FLTA lecionam cursos da sua língua materna (como professores principais ou assistentes), supervisionam laboratórios de línguas, participam em grupos de conversação, agem como representantes culturais do seu país, coordenam atividades extracurriculares, participam como oradores convidados em aulas, palestras, clubes de línguas, etc.

A língua portuguesa é considerada como uma das línguas tradicionalmente incluídas neste programa.

Destinatários

O concurso à bolsa Fulbright FLTA destina-se a jovens Professores(as) de Inglês ou de Português Língua Não Materna, que se encontrem a terminar a licenciatura ou já em exercício, e a profissionais de áreas afins, em início de carreira (com menos de 7 anos de experiência).

Embora não prioritários, os(as) candidatos(as) que lecionem ou se encontrem a terminar a licenciatura nas áreas de Estudos Anglísticos, Literatura Inglesa e Americana, Ciências da Linguagem e da Educação, Jornalismo e Comunicação serão também elegíveis a concurso.

Duração

A duração do programa Fulbright FLTA é de um ano académico (9 meses) – 2023/2024.

O(A) bolseiro(a) Fulbright FLTA não poderá ser acompanhado por dependentes durante os 9 meses de estadia nos EUA.

Requisitos

Os(As) candidatos(as) têm de:

  • Ser professores de Inglês ou Português Língua não Materna em início de carreira (há menos de 7 anos) ou estar a finalizar a licenciatura ou a formação inicial para professores (a concluir até junho de 2023).
  • Demonstrar domínio e fluência na língua inglesa.
  • Ter média de licenciatura igual ou superior a 14 como condição preferencial.
  • Demonstrar interesse por áreas extracurriculares como a música, as artes, a dança, o desporto, etc.
  • Demonstrar forte desejo de experimentar a vivência nos EUA e partilhar a sua própria cultura (ser embaixador / embaixadora cultural de Portugal nos EUA).
  • Denotar preparação para assumir responsabilidades de ensino ou assistência no ensino do Português.
  • Ter a flexibilidade necessária para aceitar uma colocação em ambientes etnicamente diversos, meios rurais, pequenas comunidades urbanas, etc.
  • Residir em Portugal durante o período da candidatura e respetivo processo de seleção.

Condições de elegibilidade

São considerados elegíveis os(as) candidatos(as) que:

  • Possuam nacionalidade portuguesa.
  • Não tenham beneficiado anteriormente de uma bolsa do Programa Fulbright.
  • Não tenham residido nos EUA durante um período igual ou superior a 5 anos, nos 6 anos anteriores à data do concurso.
  • Não possuam dupla nacionalidade portuguesa e norte-americana.
  • Não possuam autorização de residência nos EUA (green card).
  • Não tenham visto que lhes permita residir nos EUA, entre a altura do concurso à bolsa e o início da mesma.

Processo de seleção

  • Avaliação curricular e análise dos objetivos e da motivação pessoal.
  • Entrevista.

Até dezembro de 2022, os(as) candidatos(as) serão informados do resultado do concurso e se são finalista, suplente ou não selecionados.

Durante os meses de março e abril de 2023, o(a) candidato(a) finalista participará de um emparelhamento organizado pelo parceiro americano – Institute of International Education (IIE), que recebe as propostas de instituições anfitriãs para classificar de acordo com a preferência do(a) finalista.

O(A) candidato(a) finalista só será considerado bolseiro Fulbright FLTA se obtiver a colocação e a aprovação final do Fulbright Foreign Scholarship Board.

Benefícios

São as instituições de ensino superior americanas anfitriãs que suportam os custos de alojamento e alimentação dos(as) FLTA.

São também as instituições de acolhimento que atribuem um montante mensal para despesas dos(as) FLTA (stipend), variável de acordo com o custo de vida local e lhes oferecem isenção nas propinas para frequência de aulas.

A Comissão Fulbright Portugal financia um subsídio único e fixo para a viagem de ida/volta no valor de €850.

São ainda benefícios do Programa Fulbright FLTA:

  • Organização e administração do processo junto das universidades americanas.
  • Emissão dos documentos necessários ao visto J-1.
  • Isenção do pagamento do visto.
  • Cobertura complementar de saúde e acidentes durante o período da bolsa (ASPE – Accident and Sickness Program for Exchanges).
  • Orientação antes da partida para os EUA.
  • Acompanhamento do(a) bolseiro(a) durante a estadia nos EUA por parte da Comissão Fulbright e do Institute of International Education (IIE).
  • Oportunidades de participação em seminários e outras atividades culturais e científicas organizados pelo Programa Fulbright, durante a estadia do(a) bolseiro(a) nos EUA, sujeitos a disponibilidade de fundos.
  • Integração na rede mundial de bolseiros e bolseiras Fulbright.

Candidatura

O período de candidatura tem início no dia 1 de setembro e termina no dia 31 de outubro de 2022.

As candidaturas são submetidas online através do seguinte formulário eletrónico:   https://apply.iie.org/FLTA2023

Além do formulário de candidatura preenchido em inglês, de acordo com as Instruções de Candidatura, e submetido online até às 23h59 (hora de Lisboa) do último dia do prazo, uma candidatura completa é constituída pelos  seguintes elementos:

a) Três cartas de recomendação (Letters of Reference).

b) Cópia dos certificados de notas por disciplina relativos a cada grau académico obtido e respetiva tradução para inglês, que pode ser feita pelo candidato(a).

c) Suplemento do diploma, percentil ou ranking da licenciatura (quando possível) e respetiva tradução para inglês, que pode ser feita pelo candidato(a).

d) Resultado do Teste de Inglês (TOEFL ou IELTS), se já realizado.

e) CV

f) Diversity Essay redigido pelo(a) candidato(a) e cujo enunciado se encontra disponível ao lado para download.

g) Cópia do Regulamento da bolsa assinada e rubricada pelo candidato(a).

Os(As) candidatos(as) poderão ainda submeter cópias de trabalhos, artigos, livros, prémios, ou outros documentos que considerem relevantes.

Apenas serão consideradas as candidaturas que se encontrem completas dentro do prazo de candidatura.

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento e das Instruções de Candidatura à bolsa, disponíveis para download no lado direito desta página e a cujas disposições todos(as) os(as) candidatos(as) se encontram vinculados(as).

Os pedidos de informação sobre esta bolsa devem ser enviados por e-mail para: program@fulbright.pt.

Partilhar: