Comissão Fulbright e FCT estreitam colaboração

Com o intuito de aprofundar o intercâmbio educacional, científico e cultural entre Portugal e os Estados Unidos da América, foi assinado um novo protocolo de cooperação entre a Comissão Fulbright – Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os EUA e Portugal - e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, dando continuidade à colaboração entre as duas instituições e reforçando o plano conjunto de atribuição de bolsas, em vigor desde 2014.

Em 2017, ao abrigo do presente protocolo, serão atribuídas 45 Bolsas Fulbright com o apoio da FCT, com destaque para 30 novas bolsas para investigadores e professores portugueses que pretendam realizar projectos de investigação e/ou leccionar em universidades ou centros de investigação nos Estados Unidos.

O primeiro concurso no âmbito deste novo protocolo decorre entre 1 e 31 de dezembro, e abrange oito bolsas para professores que beneficiem da bolsa de licença sabática pela FCT. As candidaturas devem ser feitas através do site da Comissão Fulbright. O plano conjunto de atribuição de bolsas incluirá ainda Bolsas de Doutoramento para portugueses nos EUA e Bolsas para Professores e Investigadores Americanos Convidados.

O protocolo foi assinado no dia 23 de Novembro pelos Presidentes dos Conselhos Diretivos da Comissão Fulbright e da FCT, respectivamente o Prof. Doutor João Queiroz e o Prof. Doutor Paulo Ferrão, numa cerimónia à margem do Jantar Fulbright de Thanksgiving.

Na ocasião foi ainda assinado um acordo que define os termos em que se permitirá conjugar bolsas de investigação FCT de várias tipologias com bolsas atribuidas pela Comissão Fulbright.

Links nas Redes

Subscreva Fulbright

Receba as novidades e destaques da Fulbright no seu email:

Iniciar Sessão