Tiago Franco - 2017 SUSI on Social Entrepreneurship

«A 28 de julho rumei até Chattanooga, no estado do Tennessee, com a Bruna Moreira, para representar Portugal no SUSI for Student Leaders from Europe – Social Entrepreneurship Institute. As expectativas iam contidas – tinha lido relatos, falado com anteriores representantes de Portugal e pareceu-me um programa muito completo. Mas foi mais!

À nossa espera tínhamos não só grupo de alunos e professores que organizaram todo o processo com grande brio e excelência, como também toda uma comunidade que se queria envolver com o programa e mostrar-nos o que de melhor tinha a cidade que foi considerada “a mais poluída dos EUA” em 1969, e que agora se mostra à América como uma das cidades “com melhor qualidade de vida”.

O nosso programa contava com aulas sobre empreendedorismo social, diversidade, liderança, etc., na parte da manhã; continuando, pela tarde, com visitas a ONGs, incubadoras e empresas, voluntariado em associações locais e alguns eventos na cidade. Aos sábados, tínhamos sempre uma viagem a outra cidade americana (visitando Nashville, Huntsville e Atlanta) e tivemos, inclusivé, a oportunidade de viver com uma família local durante um fim de semana. No fundo, este era o plano desenhado à priori e que se foi completando à medida que mais pessoas interagiam com os 22 SUSI leaders, incluindo noites de cinema ao livre, concertos ao vivo, noites de bowling, passeios de barco, apresentações dos países europeus e jantares e passeios sempre sem fim. No final, para terminar com uma cereja no topo do bolo, rumámos a Nova Iorque e a Washington DC. Nesta última cidade, apresentámos projetos, em grupo, que poderão vir ser aplicados nas nossas cidades com a mentoria e o suporte financeiro deste programa.

Toda a energia filantrópica de Chattanooga, plena em projetos sociais a serem aplicados em terreno, deu-nos a oportunidade de sonhar para além dos limites da nossa fronteira, estimulando um futuro em que soluções mais diversas e sustentáveis possam ser encontradas no outro lado do mundo para os problemas e potencialidades locais.

Vou sempre recordar este programa com grande saudade! Foi, sem dúvida, uma experiência que possibilitou o diálogo entre jovens de diferentes países sobre os mais variados temas, em que fomos inspirados à ação a cada dia e onde pudemos saborear o “American Dream”. As expectativas iam contidas, mas os resultados foram incrivelmente inesquecíveis!»

Tiago Franco, setembro de 2017

Tiago Franco participou no programa SUSI on Social Entrepreneurship organizado pela Universidade do Tennessee em Chattanooga, no Tennessee, nos EUA, durante os meses de julho e agosto. Os custos da participação foram integralmente suportados pelo Departamento de Estado dos EUA.

Links nas Redes

Subscreva Fulbright

Receba as novidades e destaques da Fulbright no seu email:

Iniciar Sessão