Arthur Oliveira - 2017 SUSI on Civic Engagement

«É impossível voltar o mesmo depois de uma experiência como esta. Tenho uma nova perceção do país que é os Estados Unidos, dos americanos, um novo olhar e vontade de agir em minha comunidade portuguesa e devo isto tudo a este programa!

Saber que ia passar 5 semanas nos Estados Unidos foi uma mistura de ansiedade e nervosismo com entusiasmo. Mal sabia eu que ia ser muito mais que isso.

Ao chegar no aeroporto da Carolina do Sul, após horas de voo e uma escala em Washington, conversando com meu colega David sobre as nossas expectativas e como achávamos que o programa ia ser, fomos recebidos por um caloroso comité de boas vindas, neste momento vi que afinal não tinha com o que me preocupar, já que as coisas estavam todas prontas e preparadas para nos receber e para que o programa funcionasse da melhor maneira.

Tudo no programa me surpreendeu, desde o dormitório onde ficamos instalados durante as 4 semanas, os voluntários americanos (chamados de “cultural ambassadors”), os nossos professores, os palestrantes que iam nos falar durante as aulas, até mesmo o clima muito mais quente que esperado e imprevisível!

O programa me deu oportunidades de vivenciar várias coisas que tinha curiosidade sobre os EUA: a comida, os hábitos, os costumes, a vida no campus universitário, o espirito académico que só via em filmes, mas nada supera a sensação de descobrir que afinal os americanos não são assim tão diferentes como eu pensava.

Durante essas 4 semanas tivemos diversas aulas: cidadania, sistema eleitoral, direitos civis, história e a sociedade americana, entre muitos outros tópicos. Porém o foco principal era mesmo o “civic engagement” e como posso contribuir para tornar a comunidade onde vivo num lugar melhor para todos os que habitam. Fico muito feliz e orgulhoso de poder ter participado das várias atividades de voluntariado enquanto lá estive, dá gosto saber que tive um impacto positivo naquela comunidade que me acolheu, mesmo que tenha sido apenas uma pequena contribuição.

Uma semana foi o suficiente para que todos, tanto os participantes, como os voluntários e até mesmo os professores se unissem como uma família que nos tornamos ao longo desta estadia. Cada um com uma maneira de pensar diferente, uma maneira de ver o mundo diferente e todos traziam sempre algo interessante para a discursão, o que ajudou o programa a melhorar ainda mais. Não posso esquecer dos esforços de toda a equipa americana de sempre adaptar o programa e nossos horários de acordo com as nossas opiniões, fazendo o programa ficar ainda mais interessante e único.

4 semanas passaram rápido demais, antes que eu desse conta já era hora de partirmos para a nossa última semana, um misto de animo para conhecer mais do país com uma tristeza de ter de deixar nossa “casa”.

Virgínia, Philadelphia e por fim Washington também não decepcionaram. Os museus, os monumentos, os tours pela cidade e até mesmo o fast-food me faziam sentir cada vez mais em casa e encantado por todos os lugares que visitei.

Em suma, o programa superou tudo que eu jamais imaginei, uma oportunidade realmente única, enriquecedora e singular. Nada podia me preparar para tantos momentos incríveis, tantas amizades, tanto conhecimento e tantas lágrimas ao dizer “até já” a todos aqueles que agora são uma família pra mim.

É impossível voltar o mesmo depois de uma experiência como esta. Tenho uma nova perceção do país que é os Estados Unidos, dos americanos, um novo olhar e vontade de agir em minha comunidade portuguesa e devo isto tudo a este programa!»

Arthur Oliveira, setembro de 2017

Arthur Oliveira participou no programa SUSI on Civic Engagement organizado pela Universidade da Carolina do Sul nos EUA, durante os meses de julho e agosto. Os custos da participação foram integralmente suportados pelo Departamento de Estado dos EUA.

Links nas Redes

Subscreva Fulbright

Receba as novidades e destaques da Fulbright no seu email:

Iniciar Sessão