Alice Fonseca - 2017 SUSI on Environmental Issues

«Foi por acaso (um espetacular acaso) que encontrei o programa SUSI for Student Leaders from Europe. Aconteceu numa das minhas frequentes pesquisas no mundo da Internet em busca de oportunidades para concretizar o meu sonho de explorar o mundo e aprender mais sobre tudo o que me rodeia. Naquele dia a busca foi sucedida! Ler a descrição do programa Environmental Issues foi como que um sobressalto. Era mesmo aquilo o que procurava, mesmo sem saber exatamente do que é que estava à procura.»

«Receber o telefonema a comunicar que tinha sido escolhida para participar foi mais uma surpresa. A partir desse momento até à tão aguardada partida para o outro lado do Atlântico a expectativa e a excitação foram sempre em crescendo. Uma coisa posso dizer, todas essas expectativas foram ultrapassadas.
Esta foi uma experiência única, irrepetível e marcante, por tantas razões que nunca as conseguiria enumerar a todas. Posso apenas falar de algumas, com a certeza, de que aquilo que estas cinco semanas foram e representaram é impossível de expressar em completo por palavras.
Começo então pela aventura que foi conhecer a América. Conhecer a cultura, as pessoas, o seu modo de vida. Conhecer o país para além do que vemos nos filmes ou na TV, ultrapassar preconceitos e abrir a mente a novas formas de pensar e agir. Visitar não só cidades, mas também ter a oportunidade de olhar paisagens extraordinárias e embrenhar-me na natureza. Mergulhar no Pacífico e a imagem da imensidão verde das copas das árvores no Oregon são coisas que nunca esquecerei e que contribuíram para reforçar a minha enorme paixão pelo ambiente. Foi esta mesma paixão que não me deixou dúvidas quando decidi a qual dos três programas me candidatar e que agora quero, com ainda mais certeza, que continue a estar presente na minha vida, tanto profissional como pessoal.
Impossível também é esquecer as pessoas com quem partilhei todos os dias destas cinco fantásticas semanas. Chegámos como estranhos e partimos como família. Éramos de toda a parte, diferentes de todas as maneiras possíveis, mas ao mesmo tempo tínhamos tanto em comum. Algo de muito claro nos unia: a mesma vontade de agir, de fazer algo pela comunidade e o mundo em que habitamos, de não ficar indiferente e de proteger um dos nossos bens mais preciosos e de que dependemos enquanto espécie, a Terra. Conhecer cada um daqueles seres humanos fantásticos e descobrir-me a mim própria através deles foi uma aprendizagem sem igual.
Aprender foi na verdade o verbo que dominou toda a estadia nos Estados Unidos. Contactar e poder ouvir o testemunho de oradores extraordinários, das mais diversas áreas e com perspetivas distintas, permitiu-me olhar os problemas de uma nova forma e ver novas soluções. As visitas de campo e as oportunidades de voluntariado possibilitaram-nos passar da teoria à prática e complementar as nossas ideias com a vivência da realidade e do que de facto se passa no terreno. As discussões em aula, cada um tendo a oportunidade de partilhar as suas impressões e a bagagem de conhecimento que trazia consigo, foram mais um espaço para reflexão e problematização de tudo aquilo a que estávamos a ser expostos.
Desta experiência regressei definitivamente uma pessoa diferente e na mala trouxe muito mais que roupa e souvenirs. Comigo trouxe também novas amizades, ideias e capacidades. Volto também, e acima de tudo, com uma nova força de vontade e uma nova crença na nossa capacidade para produzir uma mudança (mesmo que por vezes pareça pequena) à nossa volta. Saber que agora tenho um grupo de companheiros, em vários outros pontos do globo, que acreditam no mesmo que eu acredito e estão dispostos a trabalhar e dar um pouco de si mesmos para melhorar algo que acreditam estar errado é para mim uma inspiração e um incentivo à ação.
Com o SUSI aprendi que não faz mal acreditar e que não devemos hesitar perante os nossos sonhos e projetos. No fim de contas, até um mero acaso, como o que me conduziu a esta experiência, pode abrir a porta a oportunidades inimagináveis. Como participante do SUSI for Student Leaders from Europe 2017 sinto que a minha viagem não terminou quando regressei a Portugal, mas antes que este foi o impulso para uma viagem que acabou mesmo agora de começar.»

Alice Fonseca, setembro de 2017

Alice Fonseca participou no programa SUSI on Environmental Issues organizado pela Universidade de Oregon, Oregon, nos EUA durante os meses de julho e agosto. Os custos da participação foram integralmente suportados pelo Departamento de Estado dos EUA.

Links nas Redes

Subscreva Fulbright

Receba as novidades e destaques da Fulbright no seu email:

Iniciar Sessão