Multicountry Fulbright Specialists Program

2016/2017

Colaboração de especialistas norte-americanos em projectos de ensino, consultoria e investigação que envolvam conjuntamente instituições de Portugal e de Angola, Cabo Verde, Moçambique ou Timor Leste (instituições de ensino superior, centros de investigação, bibliotecas, museus e departamentos ministeriais).

As propostas a apresentar deverão compreender a estadia do especialista norte-americano durante três semanas em Portugal (duas semanas no início e uma no final do projecto) e três semanas num dos países de língua portuguesa acima mencionados.

Áreas:

Poderão candidatar-se a esta oportunidade projectos nas seguintes áreas de estudos:

agricultura, antropologia, arqueologia, biologia,  ciências do ambiente, ciências documentais, ciência política, comunicação e jornalismo, direito, economia, educação, engenharia, estudos americanos, estudos da paz e resolução de conflitos, física, gestão, matemática, planeamento urbano, química, saúde pública, serviço social, sociologia e tecnologias de informação. 

Para informação sobre quais as especializações elegíveis para este programa, favor consultar https://fulbrightspecialist.worldlearning.org/eligibility-specialists/

Actividades:
Algumas actividades possíveis no âmbito dos projectos:
-Apresentação de palestras ao nível pré e pós-graduado;
-Participação ou condução de seminários ou workshops;
-Colaboração em projectos de investigação;
-Participação em actividades curriculares especiais e conferências;
-Consultoria no âmbito de projectos de desenvolvimento curricular e formação do corpo docente e de desenvolvimento dos curricula académicos ou de material de estudo. 

Os especialistas a seleccionar para este programa terão conhecimentos de língua portuguesa suficientes para trabalhar / leccionar em português.

Duração:
Seis semanas / máximo de 42 dias, incluindo os dias de viagem.

Processo de selecção:
Etapa 1 - As candidaturas são pré-seleccionadas pela Comissão Fulbright em Portugal e pelas Embaixadas dos Estados Unidos da América dos restantes países envolvidos.
Etapa 2 - É feita uma avaliação das candidaturas pelo Departamento de Estado, a quem cabe dar a aprovação final.
Etapa 3 - A World Learning é responsável pela selecção dos especialistas norte-americanos qualificados e registados na base de dados (Roster) com base nos requisitos da instituição. Nos casos em que as instituições pretendam um especialista em particular, o mesmo deve candidatar-se junto da World Learning para fazer parte do referido Roster e poder assim ser escolhido para o projecto. Nos casos em que as instituições não pretendam um especialista em particular e não exista no Roster nenhum especialista com o perfil pretendido, a World Learning fará o recrutamento necessário nos Estados Unidos.

Benefícios:
Os encargos da deslocação e estadia dos especialistas serão partilhados pelo Programa Fulbright e pelas instituições participantes, que deverão, preferencialmente, suportar total ou parcialmente as despesas de alojamento, alimentação e deslocações internas durante a permanência do especialista nos respectivos países.

Candidaturas:
Os projectos devem ser submetidos com, pelo menos, 4 meses de antecedência.

Todos os pedidos de informação e candidaturas a esta bolsa devem ser enviados por email para Dora Arenga (darenga@fulbright.pt).

Links nas Redes

Subscreva Fulbright

Receba as novidades e destaques da Fulbright no seu email:

Iniciar Sessão