Informações básicas

Nos EUA, existem dois níveis de ensino, básico e secundário, e vários tipos de escolas.

Anos Escolares

De forma geral, ao nível básico as escolas são denominadas de elementary ou primary schools e ao nível secundário de secondary ou high schools. Existem ainda em alguns Distritos Escolares escolas intermédias denominadas de Middle Schools, que administram programas de estudo do 5º ao 8º ano. O 9º ano é sempre considerado como fazendo parte do ensino secundário.

Há portanto vários percursos possíveis, sendo que todos totalizam 12 anos de estudos e todos permitem o acesso ao ensino superior.

Admissão

No caso das escolas privadas, o processo deve ser iniciado com pelo menos um ano de antecedência. Nas escolas públicas é habitual a inscrição ser feita poucas semanas antes do início das aulas.

Habitualmente são necessários os seguintes documentos:

  • Registos médicos – os estudantes deverão levar consigo o Boletim de Vacinas e também uma declaração do Pediatra ou Médico de Família, explicando qual o estado de saúde do estudante. Caso o estudante padeça de alguma doença crónica ou tenha algum problema de saúde que exija cuidados especiais, isso deve ser explicado com detalhe na referida declaração.
  • Certificados dos estudos já completados – documentos originais dos últimos dois ou três anos completados e respectivas traduções para inglês.
  • Certidão de nascimento – os estudantes devem levar uma certidão de nascimento e a respectiva tradução para inglês.
  • Comprovativo de conhecimentos de Inglês –pode ser exigido ao estudante que faça um teste de inglês.
  • Outros documentos – algumas escolas privadas, mais selectivas, podem exigir outros documentos, como por exemplo cartas de recomendação ou textos escritos pelo estudante.

Conteúdos curriculares

Durante o ensino secundário o nível de dificuldade, mais ou menos avançado, de cada disciplina é escolhido pelo estudante de acordo com as suas capacidades e limitações. É assim possível a um estudante frequentar disciplinas de um mesmo ano escolar em níveis de dificuldade diferenciados.

Nível Vocacional
Muitos estudantes que não pretendem prosseguir estudos a nível superior optam por disciplinas práticas e técnicas, tais como dactilografia, informática, contabilidade, mecânica automóvel, robótica, etc. Este tipo de estudos são designados de vocational studies.

Nível Avançado
Algumas escolas secundárias oferecem a possibilidade aos estudantes do 12º ano de frequentarem algumas disciplinas ao nível universitário, o que lhes pode conceder créditos e/ou colocação avançada na universidade. Estas disciplinas são denominadas de Advanced Placement (AP).

Obtenção de créditos universitários durante o ensino secundário
Uma das formas de obter créditos a nível universitário é através da realização de exames do College Level Examination Program (CLEP) durante a frequência do ensino secundário. As universidades habitualmente dão aos estudantes que fazem estes exames o mesmo número de créditos que dão aos estudantes da universidade que frequentam essas disciplinas com aproveitamento.

Avaliação

A avaliação é contínua em todos os anos escolares. O sistema de avaliação pode ser de A (excelente) a F (sem aproveitamento) ou percentual (de 1 a 100). A média final de um ano lectivo é habitualmente designada de GPA (Grade Point Average) e é uma nota de 1 a 4, sendo 4 a mais elevada.

Em alguns Estados no 12º ano os estudantes têm que realizar exames a nível estadual (Regents Exams), que não são exames de acesso ao ensino superior, mas sim exames de conclusão do ensino secundário.

Links nas Redes

Subscreva Fulbright

Receba as novidades e destaques da Fulbright no seu email:

education_usa
Iniciar Sessão