Informações sobre ajuda financeira

Estudar nos Estados Unidos é uma visão aliciante para muitos estudantes portugueses. A principal preocupação, para além da competitividade nas admissões, é o custo associado. O sistema de ensino superior norte-americano é, efetivamente, dos mais caros do mundo, mas também dos que proporciona maior número de bolsas e ajuda financeira aos alunos de mérito.

No cálculo dos custos terá que se incluir além das propinas também o custo de vida no país, que varia bastante de zona para zona e de instituição para instituição, sendo os community colleges as instituições menos dispendiosas. Assim, o custo total anual pode variar bastante. Convém ser realista na estimativa de custos e ter em atenção que, normalmente, é pedido um financial statement por parte das universidades. Por isso, antes do envio das candidaturas, é importante apurar aquelas que o candidato consegue suportar financeiramente.

A ajuda financeira disponível para alunos internacionais consiste normalmente em bolsas de mérito. Cada departamento de admissões disponibiliza informação sobre bolsas e ajuda, e se existem candidaturas especiais, por isso estes devem ser contactados com um ano de antecedência para pedidos de informação. A melhor forma de saber quais são as instituições mais adequadas é criar uma tabela com os custos e com a ajuda disponibilizada por cada universidade, sendo que normalmente as bolsas são parciais. Quanto mais elevada for a ajuda financeira, maior será a competitividade (notas no país de origem, resultados dos testes de admissão, atividades extra curriculares, percurso escolar e pessoal). É importante ter em consideração que se a nacionalidade do aluno na universidade for sub-representada, é maior a probabilidade de atribuição de uma bolsa, uma vez que muitas universidades norte-americanas gostariam de diversificar a sua comunidade universitária.

A nível dos programas de mestrado ou doutoramento, os estudantes poderão candidatar-se a um cargo de professor ou investigador assistente na sua área de forma a reduzir os custos. Existem ainda instituições nacionais e internacionais com bolsas especiais para estudos pós graduados. É o caso das Bolsas Fulbright, da Rotary Foundation, da Fundação Luso-Americana, da FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) e da AAUW (American Association of University Women)

Outros sites com informações sobre bolsas e ajudas financeiras podem ser consultados em links.

Links nas Redes

Subscreva Fulbright

Receba as novidades e destaques da Fulbright no seu email:

education_usa
Iniciar Sessão