Bolsa Fulbright para Investigação
Apoio à realização de projectos de investigação em universidades ou centros de investigação nos EUA - ano lectivo 2012/2013
Áreas de estudo:
Todas as áreas.
Requisitos:
- Licenciatura terminada antes de concorrer à bolsa (média igual ou superior a 14, preferencialmente). São aceites candidatos que tenham terminado o primeiro grau de acordo com o Processo de Bolonha.
- Bons conhecimentos de Inglês
- Concordância com o projecto por parte da instituição norte-americana.
Processo de selecção:
- Apreciação curricular e do projecto
- Entrevista
Duração:
De 6 a 12 meses.
Benefícios:
- Financiamento até ao máximo de USD $10,000 (dez mil dólares).
- Seguro de saúde e acidentes durante o período da bolsa.
- Emissão dos documentos necessários ao visto J-1
- Isenção do pagamento do visto
- Orientação antes da partida para os EUA
- Acompanhamento do bolseiro durante a estadia nos EUA, por parte da Comissão Fulbright e do Institute of International Education.
- Oportunidades de participação em seminários e outras actividades culturais e científicas organizados pelo Programa Fulbright, durante a estadia do bolseiro nos EUA, sujeitos a disponibilidade de fundos.
Condições da bolsa:
- É dada preferência a candidaturas de estudantes de mestrado ou doutoramento em universidades portuguesas.
Condições de candidatura:
Só são considerados elegíveis os candidatos que:
- Possuam nacionalidade portuguesa. Os candidatos que não possuam nacionalidade portuguesa devem contactar a Comissão Fulbright ou a embaixada americana no seu país de nacionalidade (lista disponível em http://fulbright.state.gov/fulbright/regionscountries/whereare).
- Não tenham beneficiado anteriormente de uma bolsa do Programa Fulbright.
- Não tenham residido nos EUA durante um período igual ou superior a 5 anos, nos 6 anos anteriores à data do concurso.
- Não possuam dupla nacionalidade, portuguesa e norte-americana.
- Não possuam autorização de residência (green card) nos EUA.
- Não possuam visto que lhes permita residir nos EUA, entre a altura do concurso à bolsa e o início da mesma.
Candidaturas:
Até 30 de Março de 2012, submetidas online.
Como concorrer:
As candidaturas são submetidas online através do formulário de candidatura do Institute of International Education (IIE), uma agência não governamental que colabora com as Comissões Fulbright na administração destas bolsas. Neste formulário, na área das perguntas preliminares, os candidatos devem escolher o programa Fulbright Foreign Student.
Os candidatos devem ler e aceitar o Regulamento da Bolsa Fulbright para Investigação. Este regulamento deve ser enviado à Comissão Fulbright com as páginas 1 a 3 rubricadas e a página 4 preenchida e assinada.